ico face topo    ico youtube topo    ico twitter topo    ico instagram topo    ico snap topo

Abandono de Curso

É a situação em que o aluno não renova sua matricula (rematrícula), nem solicita trancamento. Alunos nessa condição somente poderão retornar aos estudos na Instituição mediante participação de novo processo seletivo.

Atividades Complementares

1- Como faço para incluir em meu Histórico Escolar as horas das Atividades Complementares?

Deverá dirigir-se à Central de Atendimento para protocolar a atividade, trazendo o certificado original que será digitalizado nesse setor.

O certificado apresentado terá validade de um ano a partir da data de conclusão.

Receberá o comprovante do protocolo, para acompanhar pela “Área do Aluno”, em “Protocolos/ Acompanhamento” ou nas “Declarações/AC” em “Consulta de Protocolos”.

Sendo aceito, o número de horas aparecerá na “Área do Aluno”, em “Declarações/AC” em “Atividades Complementares”.

Se for necessária complementação, será descrita no mesmo protocolo e poderá ser verificada na “Área do Aluno”.

2 - Se eu estiver fazendo um curso de idiomas, poderei trazer alguma declaração de que eu estou cursando ou preciso ter concluído?

Precisará ter concluído pelo menos um módulo.

3 - Como comprovo as horas de Estágio?

Deverá apresentar o termo de compromisso de Estágio e a declaração da unidade concedente dessa atividade.

4 - Se trabalho na área, que documentos devo apresentar?

Declaração do empregador e/ou contratante com a descrição das funções, documentação que as comprove e Carteira de Trabalho.

Para mais esclarecimentos, consulte a Resolução nº 7-CONSEPE, de 28/9/2011.

 

Bolsas

1 Quais são as bolsas ofertadas pela Instituição?
A Bolsa UNIMAIS, que é oferecida pela Administradora Educacional Novo Ateneu S/S Ltda. (AENA). Há também o FIES, financiado pela Caixa Econômica, e o ProUni, que utiliza a nota do Enem para classificação.

Cancelamento de matrícula

É ato pelo qual se rompe o vínculo acadêmico do aluno com a Instituição. A matricula do aluno no Curso de Graduação, além de casos previstos na legislação, poderá ser cancelada, pela Instituição, nas seguintes hipóteses:

I – exceder o período de trancamento
II – exceder o prazo máximo de integralização curricular;
III – não renovar a matricula nos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico;
IV – for desligado, por aplicação da penalidade, decorrente da decisão proferida em processo disciplinar;
V – por ato de improbidade, em razão da utilização de documentos inidôneo relacionado à matrícula, cabendo, nesse caso, a anulação de todos os atos acadêmicos até então praticados pelo aluno.

Carteirinha – 2ª via

1 Como faço para obter uma nova carteirinha?
É só solicitar na Central de Atendimento.

2 Fica pronta em quanto tempo?
Em até 15 dias úteis.

3 Preciso trazer uma foto 3x4?
Não.

Colação de Grau

Qual setor responsável por informação, dúvidas, sugestões a respeito de colação de grau?
SECRETARIA GERAL
CONTATO: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Como reservar SALA PARA reunião da Comissão de Formatura?
1. Procurar pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NPEA)
2. Preencher o formulário solicitando a reserva da sala, em que deverá constar:
     Nome e RA dos integrantes da Comissão de Formatura;
     Curso e turma;
     Nome da empresa de formatura que acompanhará a reunião;
     Nome dos representantes da empresa de formatura que comparecerão ao UNICURITIBA para a reunião;
     Data da reserva; E demais informações.
3. Prazo: 3 dias antes da data da reunião.

Como reservar data de Colação de Grau (turmas que possuem Comissão de Formatura.)
1. Protocolo na Central de Atendimento – Comissão de Formatura
2. Anexar ao protocolo o formulário devidamente preenchido e assinado – o formulário é anexo 3 da Portaria 19/2013-GR.
3. O protocolo deve ser aberto com 6 (seis) meses de antecedência de acordo com a Portaria 19/2013-GR.

Como deve ser o Convite de Formatura?
1. Informações referente ao que deve constar do convite – Portaria 19/2013-GR.
2. Entregar com antecedência de 60 (sessenta) dias antes da data de realização da Colação de Grau o “boneco” para aprovação, via protocolo na Central de Atendimento.
3. Depois de aprovado e 30 (trinta) dias antes da Colação de Grau, entregar via protocolo na Central de Atendimento um modelo do convite.

Quais os procedimentos para Homenagear os professores no UNICURITIBA
1. Protocolo na Central de Atendimento – com Ofício em anexo solicitando a autorização, bem como:
     Nome e RA dos integrantes da Comissão de Formatura;
     Curso e turmas;
     O cronograma com as respectivas datas para as homenagens e os nomes dos professores homenageados;
     Nome da empresa de formatura que acompanhará o evento;
     Dados pessoais – nome completo e número de RG dos fotógrafos ou outros colaboradores da empresa que acompanhará o evento.
2. Após o recebimento do protocolo, serão agendados horário e data, antes do deferimento do protocolo, para que o representante da Comissão de Formatura e mais um integrante recebam a Portaria Nº 10/2005/ FIC e assinem um termo de compromisso de que as homenagens só poderão ocorrer nos horários de intervalo das aulas, sendo proibido também a utilização de qualquer tipo de sonorização em qualquer horário de local do Unicuritiba.
Horários dos intervalos:
     Manhã – das 10 às 10h20;
     Noite – das 20h40 às 21 horas.
3. Com o termo de compromisso assinado, o protocolo será deferido e os acadêmicos e setores do UNICURITIBA envolvidos no processo serão comunicados.

Colação de Grau em época especial

1 Como faço para participar da Colação de Grau em Época Especial?
Se o aluno não for participar da cerimônia organizada pela turma, deverá requerer Colação de Grau em Época Especial, realizada pelo UNICURITIBA. De acordo com o artigo 6º da Portaria 019/2013-GR, o acadêmico solicitará Colação de Grau em Época Especial, mediante protocolo na Central de Atendimento, conforme agendamento já estabelecido no Calendário Acadêmico. A cerimônia será realizada em data, local e horários definidos pela Instituição.

2 Como faço para solicitar o diploma?
O artigo 13 da Portaria 019/2013-GR determina que o diploma deverá ser requerido entre os modelos disponíveis, na Central de Atendimento, em prazo previsto no Calendário Acadêmico. Caso o diploma não seja requerido até a data prevista, o UNICURITIBA emitirá o diploma no modelo gratuito.

3 Eu preciso alugar uma beca para o dia da Colação de Grau em Época Especial?
Não. A empresa responsável pela formatura disponibiliza a beca aos alunos.

4 Quantos convidados posso levar?
Pela capacidade do Auditório, o limite máximo de convidados por formando para o ato de Colação de Grau em Época Especial é de 7 (sete) pessoas.

5 Eu vou receber o Certificado de Conclusão de Curso?
Sim. Tanto para os participantes da Colação de Grau em Época Especial e os que fazem a Colação de Grau com a turma, o Certificado de Conclusão de Curso será entregue na cerimônia. O Certificado de Conclusão de Curso terá a mesma validade do diploma, enquanto este não estiver disponível ao aluno.

Declaração

Demora para ficar pronta?
O prazo é de 10 (dez) dias úteis.

Dispensa de Disciplina

Calouros
Os candidatos aprovados nos cursos de Bacharelado, Licenciatura e Superiores de Tecnologia e que já portarem diploma de outra graduação poderão requerer a dispensa das disciplinas cursadas até o último dia de matrículas de calouros, já estipulado em edital. O pedido deve ser realizado na Central de Atendimento, com o histórico escolar original da instituição em que concluiu o curso e com o conteúdos programáticos das respectivas disciplinas.

Veteranos
O prazo máximo para solicitação de dispensa de disciplina dos veteranos que cursarem outro curso superior simultaneamente com o curso do UNICURITIBA está disponível no Calendário Acadêmico.

O pedido deve ser protocolado na Central de Atendimento, com o histórico escolar da instituição em que também estuda e o conteúdo programático das respectivas disciplinas.

Exame Final

O exame final constitui-se de uma avaliação que deve englobar os conteúdos desenvolvidos ao longo de todo o semestre. Realiza-se em período específico previsto no Calendário Acadêmico. A nota necessária para o Exame final é a que falta à média do semestre para somar 10,0 (dez) pontos. O estudante reprovado por falta não pode fazer exame final.

Exercício Domiciliar

Nos casos previstos em Lei (Decreto-Lei 1.044/69 e Lei .202/75), é assegurado ao aluno o direito ao exercício domiciliar, que consiste na realização de trabalhos acadêmicos para a compensação de ausência às aulas.

O exercício domiciliar deverá ser requerido, Central de Atendimento, até o quarto dia útil do afastamento, anexando o respectivo atestado de saúde.

O período mínimo de afastamento que dá direito ao exercício domiciliar é de 15 (quinze) e, no máximo 45 (quarenta e cinco) dias consecutivos.

O exercício domiciliar não dispensa o aluno da obrigação de prestas as avaliações regulares ou a segunda chamada e o exame final.

A impossibilidade eventual de comparecimento, por tempo inferior a 15 (quinze) dias, não dá direito a exercício domiciliar. Tais faltas serão abrangidas no limite de 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária total, por disciplina, a que o aluno tem direito de faltar.

O acadêmico durante o período de exercício domiciliar fica impedido de comparecer as aulas.

O estudante pode pedir apenas um regime de exercício domiciliar por semestre.

A Coordenação do Curso, ouvido o professor da disciplina, determinará as atividades de exercício domiciliar que o estudante deve desenvolver durante o afastamento.

Não será autorizado exercício domiciliar para as atividades de ordem prática, como os estágios profissionais e aquelas realizadas em laboratório ou em campo.

Limite de Faltas: o limite de faltas no semestre letivo para as disciplinas com carga horária de 72 (setenta e duas) horas é de 18 (dezoito) faltas e para as disciplinas com carga horária de 36 (trinta e seis) horas é de 9 (nove) faltas.

Histórico Escolar

Demora para ficar pronto?
O prazo é de 10 (dez) dias úteis.

Mudança de turno

A mudança de turno poderá ser realizada por meio de permuta com outro acadêmico ou por simples transferência, quando houver vaga. O pedido deverá ser protocolado na Central de atendimento, dentro do prazo definido no calendário acadêmico. O aluno deverá anexar ao protocolo documentos comprobatórios que justificam a mudança, neste caso: a declaração de estágio e ou a fotocópia de vínculo empregatício registrado na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Recurso para revisão de prova

O aluno tem até 2 (dois) úteis após a publicação da decisão da revisão da avaliação, para solicitar a banca de revisão de prova. O pedido de recurso para a revisão de prova deve ser feito via protocolo na Central de Atendimento e deve ser fundamentado. A banca de revisão de prova, deve apresentar sua decisão em até 05 (cinco) dias úteis. Contra a decisão do recurso para revisão de prova, não cabe recurso.

Revisão de avaliação

A revisão da avaliação escrita é um direito do aluno, inerente ao processo avaliativo e será efetuada observando-se o prazo previsto no Calendário Acadêmico e da Regulamentação do CONSEPE. O pedido para revisão dever ser feito via protocolo na Central de Atendimento e deve ser fundamentado e instruído com a prova objeto de revisão.

Segunda chamada

O estudante que não se submeter às avaliações do primeiro bimestre, do segundo, o de ambos, poderá fazer a segunda chamada, desde que a requeira na Central de Atendimento até a data fixada no Calendário Acadêmico.

O estudante que faltar às avaliações dos 2 (dois) bimestres deverá requerer a segunda chamada em cada um deles, nos prazos fixados no Calendário Acadêmico, sob pena de invalidação do requerimento feito apenas em um dos bimestres. Não existe segunda chamada de exame final.

O deferimento da segunda chamada não implica abono de faltas no dia da respectiva prova do(s) bimestre(s).

Trancamento de matrícula

É concedido o trancamento de matrícula para efeito de, interrompidos temporariamente os estudos, manter o aluno vinculado ao UNICURITIBA e seu direito à reabertura de matricula, no prazo fixado em Calendário Acadêmico, mediante requerimento formal devidamente protocolado na Central de Atendimento e sem a existência de débitos vencidos.

Não será concedido trancamento de matrícula em disciplinas isoladas, nem no primeiro semestre de estudos do aluno no UNICURITIBA, devendo nesse caso, ser requerido o cancelamento de matricula. O trancamento poderá ser requerido em qualquer época, pelo período máximo correspondente a 50% (cinquenta por cento) do prazo mínimo para integralização do respectivo curso, em períodos consecutivos ou intercalados, desde que nunca superior a 2 (dois) anos.