O Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos (GEDIH) do UNICURITIBA tem obtido excelentes resultados nas competições das quais participa. A mais recente foi na American University, Washington, D.C., entre os dias 21 e 26 de maio. A equipe composta pelas alunas Isabella Dias, Sâmara Oliveira e Isabella Traub, além da Profª Heloísa Câmara, coordenadora do grupo, chegou à fase semifinal da Competição Simulada de Direitos Humanos, conquistando destaques.

Um total de 90 equipes de 24 países participaram da competição. O GEDIH ficou entre as 18 que chegaram à fase semifinal, sendo apenas quatro brasileiras. O grupo obteve ainda o terceiro melhor memorial do Estado em português, e a aluna Isabella Dias ganhou o prêmio de melhor oradora.

A Profª Heloisa Câmara que coordena o grupo afirma: “Essa é uma equipe que já tem tradição no UNICURITIBA. Os bons resultados apresentados nas competições são reflexo dos esforços, treinamentos e dedicação da equipe.”

Para Isabella, participar de uma competição internacional como oradora é motivo de muito orgulho. “Ter a possibilidade de conhecer acadêmicos e docentes de vários países, sobretudo aqueles com culturas tão distintas - o que nos debates acaba por tornar-se imperceptível - é uma experiência única e inigualável.”

Sobre o período de preparação para a competição, Isabella conta: “Os resultados que conquistamos foram produtos de muito esforço e dedicação integral durante incansáveis seis meses. Foram dias de pesquisas, debates, argumentos testados e muitas noites de trabalho e treino. Da preparação surgiu o primeiro aprendizado: é necessário aprender a confiar em sua equipe e, principalmente, é necessário confiar em si mesmo. Finalizamos uma experiência valorosa que nos trouxe aprendizados singulares e que nos acompanharão para além da vida acadêmica.”

Vale ressaltar que a intensa rotina de treinos e preparação para a competição foi partilhada igualmente entre todas as integrantes da equipe que não mediram esforços para alcançar o melhor resultado.