ico face topo    ico youtube topo    ico twitter topo    ico instagram topo    ico snap topo

Entre os dias 15 e 17 de junho, foi realizada a XVIII edição do Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, o mais importante encontro regional de comunicação. Esse ano o local escolhido para sediar o evento foi a Universidade de Caxias do Sul, RS.

O congresso é promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais que atuam no mercado de trabalho.

O UNICURITIBA foi representado por alunos do Curso de Publicidade e Propaganda, acompanhados pelos professores Alceu Cruz, Isaak Soares e Janiclei Mendonça, além de egressos do curso.

Para Janiclei, essa experiência impacta, primeiramente, na conscientização dos alunos sobre os processos e controle de qualidade de seus trabalhos que, por sua vez, terão melhor aceitação no mercado.

No total, os acadêmicos apresentaram seis diferentes trabalhos, todos entre os finalistas do congresso. Nas categorias Pesquisa de Mercado, Campanha Promocional e Ficção em Vídeo para Web e TV, conquistamos os primeiros lugares.

Thayna Hanchark, aluna do 7º Período, conquistou o prêmio na categoria Campanha Promocional, com os demais alunos de sua equipe. “Foi a 1ª vez que participei do congresso. Conquistar um prêmio é muito gratificante, uma sensação maravilhosa. É muito bom ver seu esforço sendo reconhecido”, afirma.

O aluno José Guilherme Pamplona, do 5º Período, ganhou o prêmio na categoria Ficção para Web e TV, também com sua equipe, e conta: “Valeu muito à pena participar. Ainda não estou acreditando que conquistamos o prêmio. Queríamos muito isso e ver que realmente aconteceu é maravilhoso.”

O Prof. Fabiano Pucci do Nascimento, coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda, afirma: “Esses prêmios refletem não somente o esforço, a dedicação e o talento de alguns alunos e professores, mas também de todos os nossos discentes e docentes, egressos, autoridades acadêmicas e colaboradores que participam dessa permanente construção do curso. Não é a vitória de um ou de alguém. É uma conquista coletiva, de um time, de um conjunto de ideias e práticas, de todo um projeto de curso diferenciado que busca formar cidadãos diferentes, conectados, engajados, múltiplos.”

Confira os nomes dos alunos e cada categoria respectivamente:

Pesquisa de Mercado: (1º lugar)
Hábitos de consumo do aplicativo Whatsapp na região de Curitiba
Lucas Leandro de Souza
Luiz Henrique da Silva Souza

Ficção para Web e TV: (1º lugar)
Inquietos
Guilherme Rafael Bueno Alves
José Guilherme Pamplona
Wesley Rezende
Ana Marcelina Moraes da Cruz
Marcus Vinicius de Oliveira Alves
Gabriel Henrique de Medeiros Stange
Nelson Neto

Campanha Promocional: (1º lugar)
Se esta experiência tivesse cheiro, você não deixaria passar
Ana Vitória Mulatti
Bruna Rodrigues Peixoto
Karoline Ribeiro
Lethícia Calixto Nogueira
Thayná Hanchark

Cartaz: (finalistas)
Seja Sem Vergonha
Gabriel Henrique de Medeiros Stange
José Guilherme Pamplona

Publicidade em mídia digital: (finalistas)
Acenda a Zul: Uma campanha contra o analfabetismo utilizando sites de redes sociais
Caroline Agneli
Evelyze Strehl Viana
Iago Teixeira Salvador
Monique de Souza

Além dessas cinco categorias, o artigo “A construção do autoconceito do consumidor a partir do Eu virtual”, escrito e apresentado pelos alunos Igor de Souza Pesco e Letícia dos Santos Santana, sob orientação do Prof. Isaak Soares, foi publicado nos anais do congresso.