Incentivar o contato dos alunos com profissionais e temas relevantes da área são os principais objetivos das aulas inaugurais do Curso de Relações Internacionais. Para este semestre, o ilustre convidado foi Filipe Figueiredo, autor do podcast Xadrez Verbal, que aborda Política, História e muitos outros assuntos de extrema importância.

Filipe falou sobre o senso comum das Relações Internacionais e seus estereótipos relacionados à carreira diplomática. Em uma palestra descontraída e informal, mais como um diálogo, abriu espaço para que os acadêmicos pudessem sanar suas dúvidas.

De acordo com a Profª Patricia Tendolini de Oliveira, coordenadora do curso, Filipe Figueiredo é um nome muito conhecido entre a nova geração de futuros internacionalistas. “De acordo com depoimento dos próprios alunos, muitos foram inspirados por ele, ainda no ensino médio, a cursar Relações Internacionais. Com seu vocabulário jovem, em especial usado no Xadrez Verbal, ele acaba traduzindo para uma linguagem mais acessível assuntos tão importantes discutidos nas RIs”, explica.

A coordenadora ainda afirma que a palestra foi inspiradora no sentido de mostrar como o centro universitário e os próprios alunos podem contribuir para romper a barreira que muitas vezes o senso comum impõe às pessoas.