Em 2018, a Semana Acadêmica de Relações Internacionais, realizada entre os dias 23 e 25 de outubro, teve um significado diferente. Ela foi alusiva aos 20 anos do curso no UNICURITIBA, além de homenagear o Dia da ONU, celebrado em 24 de outubro.

Para a ocasião especial, os professores do curso organizaram um livro intitulado “Relações Internacionais no Mundo Atual: perspectivas e debates em comemoração aos 20 anos do Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA”, lançado no primeiro dia de evento.

Também no dia 23 de outubro, os alunos assistiram à palestra do Jorge Caldeira, doutor em Ciência Política, mestre em Sociologia e bacharel em Ciências Sociais. Foi editor de renomados veículos impressos como a Revista Exame, Folha de S. Paulo, Isto É, entre outros. Caldeira veio apresentar sua obra mais recente “História da Riqueza do Brasil”.

No segundo dia, a comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, abordou o tema “Mulheres, Paz e Segurança”. Já o Major Flávio Henrique, do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), falou sobre “A participação do Brasil nas missões de paz sob a égide de organismos internacionais: passado, presente e futuro”.

Por último, uma palestra com Graziela Schneider tratou do tema “A revolução das mulheres: emancipação feminina na Rússia Soviética”. Depois, Renata Avelar Giannini dialogou sobre “Promover gênero para construir a paz: lições do processo colombiano”.

Durante o evento, os alunos receberam uma ótima notícia: um programa de dupla titulação proveniente da ampliação do convênio de cooperação entre o UNICURITIBA e a Universidade Lusíada.

De acordo com a Profª Patricia Tendolini de Oliveira, a semana representou um marco no curso. “Além das palestras ministradas por ilustres convidados, o livro em comemoração aos 20 anos é um sonho realizado”, conclui.