ico face topo    ico youtube topo    ico twitter topo    ico instagram topo    ico snap topo

Diversos cursos de Graduação do UNICURITIBA contemplam, em seus projetos pedagógicos, a realização de Projetos Integradores. Neles, os alunos desenvolvem diversos trabalhos para aplicar, na prática, o que aprenderam durante todo um semestre.

No caso do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), os acadêmicos do Módulo E desenvolveram não somente a programação, mas também a estrutura de objetos com soluções para o dia a dia.

Os projetos são os seguintes: mão robótica não invasiva controlada por sinais eletrônicos, bengala-guia com sensores para cegos, enceradeira autônoma, slider para câmera DSLR, alimentador automático para pets, varal de roupas automático, boné de assistência para deficientes visuais e rampa de seleção utilizando módulo RFID com Arduíno para identificação e separação de objetos.

A tendência é que o mundo físico e o digital se tornem um só, por meio de dispositivos que se comuniquem uns com os outros. Por isso, todos os trabalhos foram desenvolvidos com base no conceito Internet das Coisas (IoT), que se refere a uma revolução tecnológica com o objetivo de conectar itens do dia a dia à rede mundial de computadores, para que possam ser controlados por dispositivos como smatphones e tablets.

De acordo com o coordenador, Prof. Bruno Küster Weber, o Curso de ADS do UNICURITIBA oferece formação completa. “Nossos projetos integradores abordam desde sistemas simples, iniciando com desktop e web, até os mais complexos, como integração entre redes corporativas, mobile e IoT”, conclui.