Estar por dentro das tendências nacionais e internacionais é uma das tarefas que os docentes não podem deixar de realizar constantemente. Pensando nisso, os professores Cristiane Baltar Pereira e Cezar Henrique Galhart, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e da especialização em Arquitetura de Iluminação, foram se atualizar na Lightfair Internacional, maior feira anual de iluminação.

O evento foi realizado entre os dias 7 e 9 de maio, em Chicago, nos EUA, e contemplou exposições de fabricantes de lâmpadas e luminárias do mundo todo, além de oferecer palestras e cursos sobre o tema.

Ambos os professores participaram de um curso sobre iluminação para restaurantes. Depois, a Profª Cristiane se atualizou sobre ofuscamento em áreas de escritório e o Prof. Cezar, sobre iluminação em softwares em 3D – Real-Time 3D Graphics for Lighting Design Exploration.

De acordo com a Profª Cristiane, verificar o que está sendo produzido fora do Brasil referente a pesquisas e estudos é um dos principais motivos para realizar cursos e atualizações no exterior. “Na feira, foram apresentadas pesquisas inéditas e ainda não publicadas. Além disso, podemos nos atualizar e reciclar quanto às novas tecnologias na área de iluminação”, detalha.

A professora ainda afirma que a experiência foi muito interessante e produtiva. “Conversamos com diversos profissionais da área, que nos apresentaram as inovações de cada segmento de iluminação. Para mim, as palestras foram o destaque. Gostei muito das apresentações, da maneira como o conteúdo dos estudos e dos exemplos foi apresentado”, explica.

A Lightfair International é realizada anualmente e cada edição acontece em uma cidade diferente dos Estados Unidos.