Ênfases em Psicologia Jurídica e Clínica

O psicólogo é o profissional responsável por analisar os fenômenos psicológicos e o comportamento humano, utilizando técnicas de observação das emoções, das ideias e dos valores dos indivíduos. Ele atua na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de dificuldades emocionais, fazendo com que seus pacientes tenham um melhor desenvolvimento da saúde mental, equilíbrio emocional e maior capacidade de aprendizagem.

No UNICURITIBA, o Curso de Psicologia nasceu com um grande diferencial: o conceito 5 do MEC. Além disso, oferece a possibilidade de escolha entre duas ênfases, a partir do 9º período de curso: a tradicional Psicologia Clínica e a inovadora Psicologia Jurídica, na qual a Instituição é pioneira no Estado do Paraná.

A ênfase em Psicologia e Processos Clínicos capacita profissionais para o atendimento clínico e a prática de técnicas terapêuticas em todas as faixas etárias. Nessa área, os estudantes aprendem a atuar na compreensão dos processos intra e interpessoais, utilizando enfoque preventivo ou curativo, isoladamente ou com equipe multiprofissional.

Já a ênfase em Psicologia e Processos Jurídicos forma os psicólogos que irão atuar no âmbito da justiça, em instituições governamentais e não-governamentais. Estes profissionais auxiliam no planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência, prestando orientação técnica para juízes e tribunais, entre outras atividades.

Programa Complementar de Formação Docente

Articule conhecimentos, habilidades e competências em torno dos eixos estruturantes de Psicologia, Políticas Públicas e Educacionais; Psicologia e Instituições Educacionais; e Filosofia, Psicologia e Educação.

A Formação Complementar de Licenciatura em Psicologia pode ser iniciada após a conclusão do 10º período do curso de bacharelado. Quem optar por esta formação complementar, aprenderá a fazer a transposição didática dos conteúdos técnicos da área para a sala de aula e a trabalhar de forma integrada, em projetos multidisciplinares, com professores de outras áreas e membros da comunidade escolar.

Mercado de Trabalho

O psicólogo atua nas mais diversas áreas da ação humana: em consultórios, clínicas, escolas, empresas, hospitais, presídios, esportes, tribunais, trânsito, entre outros. A psicologia é uma profissão regulamentada e, para atuar, o psicólogo dependerá de registro profissional junto aos órgãos de classe.

  • O Curso já nasceu com conceito 5 do MEC.
  • Com a formação para a clínica, o psicólogo está apto para atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento.
  • Com a formação para a psicologia jurídica, está apto para acompanhar os casos que envolvem o sistema judiciário, de especial modo com atendimentos especializados e emissão de laudos técnicos.
  • O psicólogo formado pelo UNICURITIBA está capacitado para atuar em diferentes contextos que demandem investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação psicológica na promoção de saúde e qualidade de vida dos cidadãos.

Formas de Ingresso

Processo Seletivo Agendado

Processo Seletivo por meio do ENEM

Processo Seletivo de Transferência

Processo Seletivo para Portadores de Diploma

Processo Seletivo por Aproveitamento de Processos Anteriores


Inscreva-se

Situação: Portaria MEC 167/2018
Coordenação: Profª Elza R. Wagatsuma Soavinsky
Duração
: 5 anos
Turno: Matutino e Noturno
Local: Câmpus Milton Vianna Filho
Modalidade: Bacharelado

 

E-mail da Coordenação:

coord.psicologia@unicuritiba.edu.br

 

 

 

 

Conceito 5