Shortcut to main content

Comissão Própria de Avaliação (CPA)

O que é

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), é responsável pela aplicação de questionários semestrais aos alunos, funcionários e profissionais da Instituição, com o propósito de analisar questões acadêmicas para os alunos e melhorias para funcionários e profissionais.

Criada em 1998 como Comissão de Avaliação Institucional, em 2003 tornou-se CPA. Atualmente, conta com adesão superior a 50% dos alunos do UNICURITIBA, sendo realizada a avaliação por meio de um questionário não obrigatório.

Objetivo

A Avaliação Institucional implica refletir sobre as atividades afins, como o ensino, a pesquisa e a extensão, e sobre as atividades-meio, como a gestão acadêmica e administrativa, permitindo a busca pela melhoria contínua da qualidade acadêmica e da gestão universitária.

A avaliação representa ainda uma forma de prestação de contas das ações e do desempenho da Instituição perante a sociedade.

O processo efetivo de investigação pretende ajustar as práticas institucionais às demandas necessárias, para que, tanto a missão da organização quanto as exigências apresentadas pelas instâncias federais, sejam constantemente cumpridas. Nesse sentido, o trabalho foi efetuado por um exercício conjunto reflexivo de todos os elementos possíveis que direta ou indiretamente se envolveram com o trabalho da Instituição.

A lista a seguir identifica algumas das preocupações da aplicação do processo de avaliação.

O que faz

• Produzir conhecimento.

• Questionar os sentidos das atividades e finalidades da Instituição.

• Identificar as causas de problemas e deficiências.

• Aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional dos docentes e funcionários.

• Fortalecer as relações de cooperação entre os atores institucionais.

• Julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da Instituição.

• Prestar contas à sociedade.

Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)

A proposta de Avaliação Institucional vem atender às solicitações do próprio Ministério da Educação (MEC), pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), política direcionadora a escolas superiores públicas e particulares. Partindo-se do pressuposto de que não se pode padronizar um trabalho como esse, visto serem diferentes os modelos de escolas superiores no Brasil, torna-se necessário adequar, dentro das diretrizes propostas pelo MEC, os veículos de avaliação, de acordo com as características particulares de cada instituição.

O SINAES se baseia na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, o aumento permanente da eficácia institucional, da efetividade acadêmica e social e do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.

Telefones: +55 41 3213-8700

Horário de atendimento:  2ª à 6ª-feira, das 9 às 18h30