Shortcut to main content

Trote Sustentável no UNICURITIBA

Nos dias 1º e 8 de abril, o UNICURITIBA promoveu a 4ª edição do Trote Sustentável, uma ecogincana que tem o objetivo de arrecadar materiais considerados lixo eletrônico. O material coletado é doado à Associação dos Trabalhadores na Separação de Resíduos Recicláveis de Colombo (RESOL).
 
O Prof. Jorge Feldens, supervisor do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica (NPEA), diz: “O objetivo do Trote Sustentável 2017/1 – Gigantes de Aço foi, sobretudo, promover a consciência sobre o descarte adequado de produtos que exigem uma atenção especial por conta de sua composição: lixo eletrônico ou e-lixo. Segundo o documento da ONU intitulado “Gestão Sustentável de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos na América Latina”, em 2016 o Brasil produziu 1,4 milhão de toneladas de lixo eletrônico. A parte mais grave é o próprio conteúdo do e-lixo, que inclui metais pesados, como chumbo, cádmio e mercúrio, além de outros elementos extremamente poluentes.”
 
A edição desse ano trouxe uma novidade. Os alunos participaram de um desafio criativo, em que tiveram que criar um robô com o material que trouxeram para o trote.   
 
A turma vencedora do turno da manhã foi o Direito 1ME.  “Quando soubemos que haveria a pesagem, começamos a procurar objetos mais pesados. Achei o trote muito legal porque, além de podermos trazer objetos que não têm mais utilidade em casa, ainda apoiamos a sustentabilidade”, conta a aluna Carolini Midori. Os vencedores do turno da noite foram os alunos do Curso de Publicidade e Propaganda. 
 
Confira a pesagem e as colocações de cada turma:
 
Manhã: 
1º lugar: Direito 1ME – 1.124,20 kg
2º lugar: Design de Interiores – 1.063,15 kg
3º lugar: Direito 1MA – 217,25 kg
 
Noite:
1º lugar: Publicidade e Propaganda – 467,06 kg
2º lugar: Administração – 283,25 kg
3º lugar: Direito 1D – 196,35 kg