Shortcut to main content

Direção de arte, Design e Estratégias Criativas

Perfil:

Matrículas abertas, clique aqui

O Curso de Especialização em Direção de arte, Design e Estratégias Criativas nasce em um momento em que há grande demanda por profissionais habilitados a operacionalizar diferentes saberes, com o intuito de apresentar soluções criativas e inovadoras. Ao aliar conhecimentos científicos e saberes originários da prática profissional, busca-se incentivar o uso do método do processo criativo para a solução de problemas de modo interdisciplinar e interdiscursivo. Além disso, o curso visa propiciar o desenvolvimento de aspectos relevantes para o incremento do portfólio profissional, considerando-se a renovação de ideias, a consolidação de repertórios e a prática da pesquisa.

 

Público: Profissionais das áreas de Design, Publicidade, Marketing, Artes e demais profissionais envolvidos com a criação, a criatividade e a direção de arte.

Periodicidade: São ofertadas três opções de turmas:
- Turma A: segunda/quarta (19h as 22h30)
- Turma B: terça/quinta (19h as 22h30)
- Turma C: sexta-feira/noite (19h/22h35) e sábado/manhã (08h20/12h)

* O Núcleo Específico acontecerá somente na Turma C (6ª e sábados).

Duração: 17 meses

Carga horária: 432 horas

Início das aulas:
- Turma A, B e C: Aula Magna 10 e 11 de março de 2017

Programa de estágio: o curso prevê, em seu projeto, a possibilidade de estágio não obrigatório

 

(*) Não contemplam eventos acadêmicos. Vagas limitadas. Caso o curso não seja confirmado, o UNICURITIBA devolverá automaticamente o valor integral da 1ª mensalidade.

Objetivos: 

Especializar profissionais do Design, da Comunicação Social, do Marketing, das Artes e das demais áreas afins, para a prática criativa de solução de problemas, a identificação de mercados, o entendimento das gerações consumidoras, a direção de arte, a leitura de tendências e a inovação;

Potencializar as habilidades necessárias para interação com a tipografia, o videografismo e as imagens e sons na solução de problemas de comunicação;

Habilitar o profissional na combinação de empatia, de criatividade e de racionalidade com o propósito de alcançar sucesso em suas áreas de atuação; 

Possibilitar que o profissional agregue à sua formação um acervo de estratégias que permitam potencializar suas habilidades criativas, no que diz respeito à ampliação de conhecimentos e habilidades estéticas para o domínio da criação e direção de arte em mídias diversas.
 

Metodologia: 

A metodologia do curso mesclará aulas expositivas, casos práticos ou exercícios aplicados, trazidos pelos professores por meio de suas experiências profissionais ou acadêmicas.

Além das disciplinas, conta ainda com os Seminários Temáticos, nos quais profissionais de reconhecida atuação no mercado ministrarão palestras e seminários sobre temáticas pertinentes ao curso.

Conteúdos: 

O curso compreende uma carga horária com disciplinas do Núcleo Comum, com as seguintes opções de turmas;
A (2ª e 4ª feiras)
B (3ª e 5ª feiras)
C (6ª feiras e sábados no período da manhã).

* O Núcleo Específico acontecerá somente na Turma C (6ª e sábados).

DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM

Ética e Responsabilidade Social
• Fundamentos da Gestão
• Gestão da Inovação

• Metodologia Científica
• Eixo Temático profissionalizante
• Seminários interdisciplinares

Calendário Matriz 2017-1

SEGUNDA/QUARTA- TURMA A

• Seminário/ Eixo Temático:  10/3/17 | 11/3/17
 Disciplina 1: 13/3/17 | 20/3/17 | 03/4/17 | 15/3/17 | 22/3/17 | 4/4/17
Disciplina 2: 24/4/17 | 8/5/17 | 15/5/17 | 25/4/17 | 10/5/17 | 17/5/17
• Seminário/ Eixo Temático:  26/5/17 | 27/5/17
• Disciplina 3: 5/6/17 | 19/6/17 | 26/6/17 | 7/6/17 | 21/6/17 | 28/6/17
• Disciplina 4: 7/8/17 | 14/8/17 | 21/8/17 | 9/8/17 | 16/8/17 | 23/8/17

TERÇA/QUINTA- TURMA B

• Seminário/ Eixo Temático: 10/3/17 | 11/3/17
• Disciplina 1: 14/3/17 | 21/3/17 | 4/4/17 | 16/3/17 | 23/3/17 | 6/4/17
• Disciplina 2:  25/4/17 | 9/5/17 | 16/5/17 | 27/4/17 | 11/5/17 | 18/5/17
• Seminário/ Eixo Temático: 26/5/17 | 27/5/17
• Disciplina 3: 6/6/17 | 20/6/17 | 27/6/17 | 8/6/17 | 22/6/17 | 29/6/17
• Disciplina 4: 8/8/17 | 15/8/17 | 22/8/17 | 10/8/17 | 17/8/17 | 24/8/17

SEXTA/SABADO- TURMA C

• Seminário/ Eixo Temático: 10/3/17 | 11/3/17
• Disciplina 1: 17/3/17 | 24/3/17 | 7/4/17 | 18/3/17 | 25/3/17 | 08/4/17
• Disciplina 2:  28/4/17 | 5/5/17 | 12/5/17 | 29/4/17 | 6/5/17 | 13/5/17
• Seminário/ Eixo Temático: 26/5/17 | 27/5/17
• Disciplina 3: 2/6/17 | 9/6/17 | 23/6/17 | 3/6/17 | 10/6/17 | 24/6/17
• Disciplina 4: 4/8/17 | 11/8/17 | 18/8/17 | 5/8/17 | 12/8/17 | 19/8/17

 

DISCIPLINAS DO NÚCLEO ESPECÍFICO

• História das Ideias
• Fundamentos do Design
• Design Thinking
• Eixo Temático profissionalizante
• Seminários interdisciplinares

• Poiésis, Criatividade e Convergência
• Direção de Arte e Criação em Novas Mídias
• Hibridismo na Comunicação Contemporânea
• Concept Design e Economia Criativa
• Design de Serviço e Marketing de Serviços

Calendário Matriz 2017-1

* O Núcleo Específico acontecerá somente na Turma C (6ª e sábados).
 

SEXTA/SABADO- TURMA C

• Disciplina 1: 25/8/17 | 15/9/17 | 22/9/17 | 26/8/17 | 16/9/17 | 23/9/17
• Disciplina 2: 29/9/17 | 20/10/17 | 27/10/17 | 30/9/17 | 21/10/17 | 28/10/17
 Seminário/ Eixo Temático: 10/11/17 | 11/11/17
• Disciplina 3:  24/11/17 | 1/12/17 | 8/12/17 | 25/11/17 | 2/12/17 | 9/12/17
• Disciplina 4: 26/1/18 | 2/2/18 | 16/2/18 | 27/1/18 | 3/2/18 | 17/2/18
• Disciplina 5: 23/2/18 | 2/3/18 | 9/3/18 | 24/2/18 | 3/3/18 | 10/3/18
• Disciplina 6: 16/3/18 | 23/3/18 | 6/4/18 | 17/3/18 | 24/3/18 | 7/4/18
• Seminário/ Eixo Temático: 13/4/18 | 14/4/18
• Disciplina 7: 27/4/18 | 4/5/18 | 11/5/18 | 28/4/18 | 5/5/18 | 12/5/18
• Disciplina 8: 25/5/18 | 1/6/18 | 8/6/18 | 26/5/18 | 2/6/18 | 9/6/18
• Seminário/ Eixo Temático: 15/6/18 | 16/6/18

 

DISCIPLINA DO NÚCLEO DE PESQUISA

• TCC – Artigo Científico

 
Calendário Matriz 2017-1

• Produção de artigo científico: 10/7/2018 | 10/8/2018

 
 

Para informações detalhadas dos conteúdos, entre em contato com a Secretaria da Pós-Graduação:

Telefones: (41) 3213-8754 | (41) 3213-8755
E-mail: poslatosensu [at] unicuritiba [dot] edu [dot] br

 

Diferenciais: 

O curso de Direção de Arte e Estratégias Criativas propõe um ensino objetivo e pragmático da direção de arte e de estratégias criativas, voltadas para as linguagens contemporâneas, as novas mídias as necessidades e anseios do mercado, possibilitando ao profissional comunicar-se com todo o tipo de público. 

coordenacao:
Corpo Docente: 

Alex V. Rosenbrock Teixeira

Professor / Mestre

Coordenador Geral da Pós-Graduação Lato Sensu

Mestrado em Ciência, Gestão, e Tecnologia da Informação - UFPR (andamento), Especialização em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário de Maringá e em Metodologia do Ensino pela Universidade Positivo. Graduado em Administração com ênfase em Marketing Universidade do Sul de Santa Catarina. Autor dos livros: A logística na Administração Pública (2014); Administração; Direito e Tecnologia a Serviço da Cidadania (2014); Sociedade, Direito e Sustentabilidade (2013). Atua na Coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação Lato sensu do Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA. Pesquisador CNPq - Grupo de Pesquisa Cooperação e Relações Contratuais para o Desenvolvimento com sustentabilidade das Américas... (Texto informado pelo autor)

Alisson Marcelo Laurindo - Convidado

Professor / Mestre

Doutorando em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com MBA em planejamento e gestão de negócios pela FAE Business School e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Positivo (UP). Associado ao PMI® e filiado ao IPMA®, já realizou diversas atividades de Planejamento estratégico e escrita de projetos bem como seu acompanhamento. Atualmente trabalha na gerência de serviços tecnológicos e inovação do SENAI-PR. (Texto informado pelo autor)

Dálcio Roberto dos Reis - Convidado

Professor / Doutor

Dálcio Roberto dos Reis é Doutor em Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro Portugal e Pós-doutorado em Planejamento Estratégico de Tecnologia. Engenheiro Eletrônico, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Metodologia do Ensino Tecnológico. Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo. É Professor Aposentado Classe D, nível 5, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Pesquisador e Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq e Consultor associado da RC2 Consultoria e Treinamento Ltda. (Texto informado pelo autor)

Ellen Kiss

Professora / Especialista / Mestranda

Coordenadora e professora de Pós Graduação latu sensu em Design Estratégico na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Professora convidada da pós-graduação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e no Instituto Europeu di Design (IED). Mestre em Comunicação e Práticas do Consumo pela ESPM. Pós Graduada pela London College of Communication. Graduada em Propaganda, Publicidade e Criação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie... (Texto informado pelo autor)

Evandro Alberto Zatti - Convidado

Professor / Mestre

Possui Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados pela Universidade Tuiuti do Paraná (1997). Trabalhou como Senior Systems Analyst para o HSBC Bank Brasil (2006-2009). Atualmente atua como professor na Universidade Positivo, na Universidade Tuiuti do Paraná e na Faculdade Expoente... (Texto informado pelo autor)

Fabiano Christian Pucci do Nascimento

Professor / Mestre

Fabiano Christian Pucci do Nascimento é graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (PUC-PR, 1992) e em Engenharia Civil (UFPR, 1995), com pós-graduação em Marketing (FGV-SP, 1997), curso de extensão na Wright State University (WSU) - North American Language and Culture Studies, Ohio, USA (1994), e Mestrado em Administração/Gestão Empresarial (FGV- RJ/EBAPE, 2002). Atualmente coordena os cursos de graduação de Publicidade e Propaganda e CST Marketing no UNICURITIBA - Centro Universitário Curitiba. (Texto informado pelo autor)

Gisele Cristine Raulik Murphy - Convidada

Professora / Doutora / Mestre

PhD em Design pela University of Wales (Reino Unido) e Mestra em Design Strategy and Innovation pela Brunel University (Londres). Técnica em Desenho Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-Pr) e graduada pela Universidade Federal do Paraná em Design Gráfico, com especialização em Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios pela FAE Business School (Curitiba, Brasil). No Brasil, atuou como designer gráfica e, de 1998 a 2002, fez parte da equipe... (Texto informado pelo autor)

Giselle Luzia Dziura - Convidada

Professora / Doutora

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999) e Ecole d´Architecture Paris La Seine (Ecole des Beaux Arts de Paris) (1999), na França. Neste ano (1999) foi vencedora do Prêmio Marcelino Champagnat , referente ao mérito acadêmico da turma. Enquanto atuava em projeto de arquitetura no escritório do Arquiteto (in memorian) Carlos Eduardo Botelho, também teve experiência profissional no CDTEC-S/A (tecnologia de materiais de construção civil) entre 2000 e 2004... (Texto informado pelo autor)

Gláucia de Salles Ferro

Professora / Mestre

Doutoranda em Design UFPR; Mestre em Design - UFPR; Bacharel em Desenho Industrial - Fundação Armando Álvares Penteado - SP; Especialista em marketing - ESPM - SP. Foi docente em Faculdades e Centros Universitários nos estados de São Paulo e Paraná. Atualmente é professora em regime parcial do Centro Universitário Curitiba UNICURITIBA - PR. Experiencia profissional adquirida nas áreas de design,marketing, planejamento estratégico e franchising. (Texto informado pelo autor)

José Edmilson de Souza Lima

Professor / Pós-Doutor

Pós-Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Pesquisador-docente do UNICURITIBA e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE-UFPR). Líder do grupo de pesquisa Epistemologia e Direito (CNPq/UNICURITIBA) e pesquisador do grupo Epistemologia e Sociologia Ambiental (CNPq/UFPR). Está à frente de um programa de investigação acerca dos fundamentos epistêmicos, teóricos e metodológicos do campo de conhecimento ambiental no Brasil. (Texto informado pelo autor)

Luiz Pinheiro Junior

Professor / Mestre

Professor no MBA da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) no MBA da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR-Campus Londrina), e convidado no MBA de TI da UTFPR (Curitiba). Possui experiência no mercado de trabalho nas áreas de Sistemas de Informação (SI) e Tecnologia da Informação (TI). Doutorando em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Possui afinidades de pesquisa e docência em: Business Intelligence (BI), BigData, Cloud Computing, Cidades Inteligentes (Smart Cities), Internet of Things (IoT) e Governo Eletrônico. Revisor nos Periódicos Gestão & Tecnologia (RG&T)... (Texto informado pelo autor)

Marco Ogê Muniz

Professor / Mestre

Doutorando em Design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), linha de pesquisa Sistemas de Produção e Utilização, Pesquisador do Núcleo de Design e Sustentabilidade (NDS) da UFPR. Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica (PósDesign) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), linha de pesquisa Gestão Estratégica do Design Gráfico. Professor dos cursos de Design da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Avaliador... (Texto informado pelo autor)

Sergio Silva Ribeiro

Professor / Mestre

Doutorando em Gestão Urbana pela PUC/PR. Mestre em Computação Aplicada pela UEPG. Especialista em Educação Especial pela Faculdade São Luis. Graduado em Tecnologia da Informação pela PUC/Campinas, e Administração de Empresas pela UNOPAR. Criador do Sistema de Gestão Corporativa ERP+, foi desenvolvedor e consultor de aplicações comerciais em pequenas, médias e grandes empresas por mais de 20 anos. Atualmente é consultor independente, escritor e professor na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)... (Texto informado pelo autor)

Investimento: 

- 18 parcelas fixas de R$ 721,00 sendo a primeira no ato da matrícula web e as demais a partir de 10 de abril de 2017.

- alunos(as) egressos(as) do Unicuritiba (Graduação): desconto de 20% a partir da 2ª mensalidade, para pagamento até a data do vencimento

- ex-alunos(as) do Programa de Pós-Graduação Unicuritiba (Lato Sensu) a partir da segunda Especialização: desconto de 20% a partir da 2ª mensalidade, para pagamento até a data do vencimento
 
- alunos provenientes de empresas conveniadas: desconto conforme convênio.

 

Observação: descontos não cumulativos.

Documentos para matrícula:

 
1 (uma) cópia simples e original do diploma de graduação, para conferência;
1 (uma) cópia simples e original da Certidão de Casamento ou Nascimento (legíveis e sem tarja);
1 (uma) cópia simples e original da Cédula de Identidade;
1 (uma) cópia simples e original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
1 (uma) cópia simples e original de comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone).

Após efetuar o pagamento da primeira mensalidade, aguarde o deferimento da matrícula (enviado ao aluno por e-mail).

 

 

Coordenação:
Prof. Fabiano Christian Pucci do Nascimento
Duração: 17 meses
Local: Câmpus Milton Vianna F.º

 

UNICURITIBA em Vídeo:

 

 

Contato:

CAPES CNPqWebQualis Periódicos