Shortcut to main content

MBA em Gerenciamento de Projetos com Sustentabilidade

Perfil:

Matrículas Abertas, clique aqui

A limitação de recursos naturais forçou as organizações a tornarem-se sustentáveis, portanto essas instituições buscam novas formas para melhorar a gestão empresarial, principalmente no tocante a controle de processos e mudanças necessárias, proporcionando a manutenção sustentável dos negócios. Para tanto, se utilizam inúmeras metodologias visando à eficácia e à eficiência no gerenciamento de projetos que, por sua vez, detenham um viés sustentável.

Percebe-se, então, que o preparo e o desenvolvimento adequado de habilidades e conhecimento relacionado ao gerenciamento de projetos e sustentabilidade são imprescindíveis para a formação do profissional contemporâneo.

 

Público: profissionais, líderes, gerentes e executivos que detêm a preocupação com o gerenciamento de projetos de forma sustentável independente do segmento de negócio ou área de atuação

Periodicidade: São ofertadas três opções de turmas:
- Turma A: segunda/quarta (19h as 22h30)
- Turma B: terça/quinta (19h as 22h30)
- Turma C: sexta-feira/noite (19h/22h35) e sábado/manhã (08h20/12h)

* O Núcleo Específico acontecerá somente na Turma C (6ª e sábados).

Duração: 17 meses

Carga horária: 432 horas

Início das aulas:
- Turma A:  2/5/2016
- Turma B:  3/5/2016
- Turma C:  6/5/2016

Programa de estágio: o curso prevê, em seu projeto, a possibilidade de estágio não obrigatório

 

* Não contemplam eventos acadêmicos.

* Vagas limitadas.

* Caso o curso não seja confirmado, o UNICURITIBA devolverá automaticamente o valor integral da 1º mensalidade.

 

 

Objetivos: 

• Desenvolver conhecimentos referentes ao gerenciamento de projetos para auxiliar no processo de tomada de decisões sustentáveis.

• Adquirir e empregar conhecimentos de interação entre os processos envolvidos nas áreas de conhecimento tratadas pelo PMBOK® e políticas de sustentabilidade.

• Promover a sustentabilidade, por meio do gerenciamento de projetos, possibilitando mudanças no comportamento gerencial, no tocante ao uso adequado dos recursos financeiros, ambientais e preocupação social. Desenvolver as competências correlacionadas ao gerenciamento de projetos.

• Proporcionar visão da aplicabilidade dos conceitos envolvidos nas áreas de conhecimento: escopo, tempo, custo, qualidade, comunicação, recursos humanos, riscos, aquisições, integração, bem como preparar os participantes para adotar as melhores práticas reconhecidas mundialmente.

Metodologia: 

A metodologia do curso mesclará aulas expositivas, casos práticos ou exercícios aplicados, trazidos pelos professores por meio de suas experiências profissionais ou acadêmicas.

Além das disciplinas, conta ainda com os Seminários Temáticos, nos quais profissionais de reconhecida atuação no mercado ministrarão palestras e seminários sobre temáticas pertinentes ao curso.

Conteúdos: 

O curso compreende uma carga horária com disciplinas do Núcleo Comum, com as seguintes opções de turmas;
A (2ª e 4ª feiras)
B (3ª e 5ª feiras)
C (6ª feiras e sábados no período da manhã).

* O Núcleo Específico acontecerá somente na Turma C (6ª e sábados).

DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM

• Ética e Responsabilidade Social
• Fundamentos da Gestão
• Eixo Temático profissionalizante

• Seminários interdisciplinares
• Gestão da Inovação
• Metodologia Científica

Calendário Matriz 2016-2

SEGUNDA/QUARTA- TURMA A (matrícula aberta, clique aqui)

• Disciplina 1: 02/5/16| 04/5/16| 09/5/16| 11/5/16| 16/5/16| 18/5/16
• Disciplina 2:  6/6/16| 8/6/16| 13/6/16| 15/6/16| 20/6/16| 22/6/16
• Seminário/ Eixo Temático:  08/7/16| 09/7/16
• Disciplina 3: 1/8/16| 3/8/16| 08/8/16| 10/8/16| 15/8/16| 17/8/16
• Seminário/ Eixo Temático: 26/8/16| 27/8/16
• Disciplina 4: 12/9/16| 14/9/16| 19/9/16| 21/9/16| 26/9/16| 28/9/16 

TERÇA/QUINTA- TURMA B (matrícula aberta, clique aqui)

• Disciplina 1: 03/5/16| 05/5/16| 10/5/16| 12/5/16| 17/5/16| 19/5/16
• Disciplina 2:  7/6/16| 9/6/16| 14/6/16| 16/6/16| 21/6/16| 23/6/16
• Seminário/ Eixo Temático:  08/7/16| 09/7/16
• Disciplina 3: 2/8/16| 4/8/16| 09/8/16| 11/8/16| 16/8/16| 18/8/16
• Seminário/ Eixo Temático: 26/8/16| 27/8/16
• Disciplina 4: 13/9/16| 15/9/16| 20/9/16| 22/9/16| 27/9/16| 29/9/16 

SEXTA/SABADO- TURMA C (matrícula aberta, clique aqui)

• Disciplina 1: 06/5/16| 07/5/16| 13/5/16| 14/5/16| 20/5/16| 21/5/16
• Disciplina 2: 10/6/16| 11/6/16| 17/6/16| 18/6/16| 24/6/16| 25/6/16
• Seminário/ Eixo Temático: 08/7/16| 09/7/16
• Disciplina 3: 5/8/16| 6/8/16| 12/8/16| 13/8/16| 196/8/16| 20/8/16
• Seminário/ Eixo Temático: 26/8/16| 27/8/16
• Disciplina 4: 16/9/16| 17/9/16| 23/9/16| 24/9/16| 30/9/16| 01/10/16

DISCIPLINAS DO NÚCLEO ESPECÍFICO

• Gerenciamento de Riscos, Aquisições e Custos
• Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis
• Gestão Empresarial Eco-eficiente
• Gestão Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável
• Gerenciamento de Escopo, Tempo e Recursos Humanos

• Gestão Estratégica de Projetos Sustentáveis
• Eixo Temático profissionalizante
• Seminários interdisciplinares
• Gerenciamento da Comunicação, Qualidade e Integração
• Práticas de Desenvolvimento Sustentável em Projetos

Calendário Matriz 2016-2

* O Núcleo Específico acontecerá somente na Turma C (6ª e sábados).

SEXTA/SABADO- TURMA C

• Disciplina 1: 21/10/16 | 22/10/16 | 28/10/16 | 29/10/16 | 4/11/16 | 5/10/16
• Seminário/ Eixo Temático: 11/11/16 | 12/11/16
• Disciplina 2: 25/11/16 | 26/11/16 | 2/12/16 | 3/12/16 | 9/12/16 | 10/12/16

• Disciplina 3:  27/1/17 | 28/1/17 | 3/2/17 | 4/2/17 | 10/2/17 | 11/2/17
• Seminário/ Eixo Temático: 10/3/17 | 11/3/17

• Disciplina 4: 17/3/17 | 18/3/17 | 24/3/17 | 25/3/17 | 7/4/17 | 8/4/17
• Disciplina 5: 5/5/17 | 6/5/17 | 12/5/17 | 13/5/17 | 19/5/17 | 20/5/17
• Seminário/ Eixo Temático: 26/5/17 | 27/5/17

• Disciplina 6: 2/6/17 | 3/6/17 | 9/6/17 | 10/6/2017 | 23/6/17 | 24/6/17
• Disciplina 7: 4/8/17 | 5/8/17 | 11/8/17 | 12/8/2017 | 18/8/17 | 19/8/17
• Disciplina 8: 25/8/17 | 26/8/17 | 15/9/17 | 16/9/17 | 22/9/17 | 23/9/17

DISCIPLINA DO NÚCLEO DE PESQUISA

• TCC – Artigo Científico

 
Calendário Matriz 2016-2

• Produção de artigo científico: 10/10/2017 | 10/11/2017

 
 

Para informações detalhadas dos conteúdos, entre em contato com a Secretaria da Pós-Graduação:

Telefones: (41) 3213-8754 | (41) 3213-8755
E-mail: poslatosensu [at] unicuritiba [dot] edu [dot] br

 

Diferenciais: 

Em um mercado cada vez mais competitivo, o curso de Especialização/MBA em Gerenciamento de projetos com sustentabilidade tem seu foco e diferencial na geração de vantagem competitiva por meio de um gerenciamento com sustentabilidade de cada etapa de diferentes projetos. Como resultado, gestores e profissionais que garantam os resultados pré-estabelecidos para um projeto, sem deixar de lado, temas como; sustentabilidade, qualidade ambiental, inovação entre outros. 

coordenacao:
Corpo Docente: 

* O corpo docente poderá sofrer alteração sem aviso prévio.

Alex V. Rosenbrock Teixeira

Professor / Mestre

Coordenador Geral da Pós-Graduação Lato Sensu

Mestrado em Ciência, Gestão, e Tecnologia da Informação - UFPR (andamento), Especialização em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário de Maringá e em Metodologia do Ensino pela Universidade Positivo. Graduado em Administração com ênfase em Marketing Universidade do Sul de Santa Catarina. Autor dos livros: A logística na Administração Pública (2014); Administração; Direito e Tecnologia a Serviço da Cidadania (2014); Sociedade, Direito e Sustentabilidade (2013). Atua na Coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação Lato sensu do Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA. Pesquisador CNPq - Grupo de Pesquisa Cooperação e Relações Contratuais para o Desenvolvimento com sustentabilidade das Américas... (Texto informado pelo autor)

Alisson Marcelo Laurindo - Convidado

Professor / Mestre

Doutorando em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com MBA em planejamento e gestão de negócios pela FAE Business School e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Positivo (UP). Associado ao PMI® e filiado ao IPMA®, já realizou diversas atividades de Planejamento estratégico e escrita de projetos bem como seu acompanhamento. Atualmente trabalha na gerência de serviços tecnológicos e inovação do SENAI-PR. (Texto informado pelo autor)

Marcelo Guancino Persicotti

Professor / Especialista

Possui graduação em Engenharia da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(1999), especialização em Especialização em Telecomunicações pela Universidade Federal do Paraná(2001) e especialização em MBA Executivo em Gerência de Projetos pelo Fundação Getúlio Vargas(2003). Atualmente é Professor da Sociedade e Ensino Superior Médio e Fundamental, Professor da Universidade Positivo e SSO Subregion Manager da Nokia Solutions and Networks. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Pedro Américo Norcio Duarte

Professor / Mestre

Possui graduação em Tecnologia em Química Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009). Pós graduação em Administração com ênfase em Gestão de Projetos pela FAE (2011) e Mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial pela UFPR e Universidade de Stuttgart, na Alemanha (2013). Atualmente é consultor ambiental - SENAI - Departamento Regional do Paraná. Tem experiência na área de Gestão de Projetos e Meio Ambiente. (Texto informado pelo autor)

Rodrigo Barreto

Professor / Especialista

Profissional com experiência internacional, com mais de 15 anos de experiência profissional, 10 destes, com vivência em projetos em ambientes multi-culturais. Possui certificação, PMP, ITIL Foundations e CobiT, leciona em cursos preparatórios PMP na Pert Company, possui um blog no qual escreve artigos relacionados ao gerenciamento de projetos e é membro ativo do PMI, fazendo parte do grupo de tradução técnica do PMBoK 5ed (que será lançado em português em breve).

Investimento: 

- 17 parcelas fixas de R$ 701,00, sendo a primeira no ato da matrícula web e as demais a partir de 10 de junho de 2016

- alunos(as) egressos(as) do Unicuritiba (Graduação): desconto de 25% a partir da 2ª mensalidade, para pagamento até a data do vencimento

- ex-alunos(as) do Programa de Pós-Graduação Unicuritiba (Lato Sensu) a partir da segunda Especialização: desconto de 35% a partir da 2ª mensalidade, para pagamento até a data do vencimento
 
- alunos provenientes de empresas conveniadas: desconto conforme convênio.
  Clique aqui e conheça as empresas conveniadas.

 

Observação: descontos não cumulativos.
 

Documentos para matrícula:

 
1 (uma) cópia simples e original do diploma de graduação, para conferência;
1 (uma) cópia simples e original da Certidão de Casamento ou Nascimento (legíveis e sem tarja);
1 (uma) cópia simples e original da Cédula de Identidade;
1 (uma) cópia simples e original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
1 (uma) cópia simples e original de comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone).

Após efetuar o pagamento da primeira mensalidade, aguarde o deferimento da matrícula (enviado ao aluno por e-mail).

 

 

Coordenação: Prof. Alisson Marcelo Laurindo
Duração: 17 meses
Local: Câmpus Milton Vianna F.º

 

UNICURITIBA em Vídeo:

 

Contato:

CAPES CNPqWebQualis Periódicos