Shortcut to main content

MBA em Gestão Estratégica da Comunicação, Publicidade e Propaganda

Perfil:

Matrículas Abertas, clique aqui

O curso de Gestão Estratégica na Publicidade e Propaganda se justifica como proposta de especialização como aprofundamento do processo formativo alcançado na graduação, na medida em que desenvolve o entendimento do processo administrativo-estratégico engendrados no processo criativo, permitindo que o aluno se qualifique para responder à demandas gerenciais, além das operacionais, conduzindo o pensamento empresarial e o processo comunicacionais das empresas a partir de objetivos globais, utilizando as ferramentas de comunicação para o desenvolvimento de estratégias competitivas e inovadoras.

Público: O curso de Especialização em Gestão Estratégica EM Publicidade e Propaganda se destina aos egressos das diversas áreas da Comunicação, incluindo publicitários, jornalistas, produtores de cinema, rádio e Tv e de multimídia, bem como áreas aderentes, incluindo também egressos de cursos de gestão e de administração, inseridos na realidade estratégica da Publicidade e Propaganda como gestores. O curso também se direciona aos profissionais inseridos no mercado de trabalho da comunicação online e off-line, bem como designers, e profissionais de marketing.

Periodicidade: São ofertadas três opções de turmas:
- Turma A: segunda/quarta (19h as 22h30),
- Turma B: terça/quinta (19h as 22h30),
- Turma C: sexta-feira/noite (19h/22h35) e sábado/manhã (08h20/12h).

* O Núcleo Específico acontecerá somente na Turma C (6ª e sábados).

Duração: 17 meses

Carga horária: 432 horas

Início das aulas:
- Turma A:  2/5/2016
- Turma B:  3/5/2016
- Turma C:  6/5/2016

Programa de estágio: o curso prevê, em seu projeto, a possibilidade de estágio não obrigatório

 

(*) Não contemplam eventos acadêmicos. Vagas limitadas. Caso o curso não seja confirmado, o UNICURITIBA devolverá automaticamente o valor integral da 1ª mensalidade.

Objetivos: 

O objetivo central do Curso de Gestão Estratégica na Publicidade e Propaganda é promover a formação de especialistas na utilização estratégica da comunicação como ferramenta gerencial, no contexto empresarial, formando gestores com essa habilidade.

Como objetivo paralelo, pretende promover a movimentação dos profissionais da comunicação inseridos em áreas tático operacionais, conduzindo-os a recolocação em cargos mais altos na cadeia hierárquica, dentro e fora das funções criativas, suprindo a demanda de mercado por profissionais de formação específica e aderência de área com a comunicação, capazes de coordenar e gerenciar processos de criação com objetivo estratégico. O curso pretende, portanto, subsidiar o crescimento e desenvolvimento da área da comunicação estratégica através da formação de gestores.

Metodologia: 

A metodologia do curso mesclará entre aulas expositivas, casos práticos ou exercícios aplicados, trazidos pelos professores de suas experiências profissionais ou acadêmicas. Além das disciplinas, conta também com os Seminários Temáticos, no qual profissionais de reconhecida atuação no mercado ministrarão palestras e seminários sobre temáticas afins ao curso.

Conteúdos: 

O curso compreende uma carga horária com disciplinas do Núcleo Comum, com as seguintes opções de turmas;
A (2ª e 4ª feiras)
B (3ª e 5ª feiras)
C (6ª feiras e sábados no período da manhã).

* O Núcleo Específico acontecerá somente na Turma C (6ª e sábados).

DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM

• Gestão Estratégica de Projetos
• Fundamentos da Gestão
• Eixo Temático profissionalizante

• Seminários interdisciplinares
• Gestão da Inovação
• Metodologia Científica

Calendário Matriz 2016-2

SEGUNDA/QUARTA- TURMA A (matrícula aberta, clique aqui)

• Disciplina 1: 02/5/16| 04/5/16| 09/5/16| 11/5/16| 16/5/16| 18/5/16
• Disciplina 2:  6/6/16| 8/6/16| 13/6/16| 15/6/16| 20/6/16| 22/6/16
• Seminário/ Eixo Temático:  08/7/16| 09/7/16
• Disciplina 3: 1/8/16| 3/8/16| 08/8/16| 10/8/16| 15/8/16| 17/8/16
• Seminário/ Eixo Temático: 26/8/16| 27/8/16
• Disciplina 4: 12/9/16| 14/9/16| 19/9/16| 21/9/16| 26/9/16| 28/9/16 

TERÇA/QUINTA- TURMA B (matrícula aberta, clique aqui)

• Disciplina 1: 03/5/16| 05/5/16| 10/5/16| 12/5/16| 17/5/16| 19/5/16
• Disciplina 2:  7/6/16| 9/6/16| 14/6/16| 16/6/16| 21/6/16| 23/6/16
• Seminário/ Eixo Temático:  08/7/16| 09/7/16
• Disciplina 3: 2/8/16| 4/8/16| 09/8/16| 11/8/16| 16/8/16| 18/8/16
• Seminário/ Eixo Temático: 26/8/16| 27/8/16
• Disciplina 4: 13/9/16| 15/9/16| 20/9/16| 22/9/16| 27/9/16| 29/9/16 

SEXTA/SABADO- TURMA C (matrícula aberta, clique aqui)

• Disciplina 1: 06/5/16| 07/5/16| 13/5/16| 14/5/16| 20/5/16| 21/5/16
• Disciplina 2: 10/6/16| 11/6/16| 17/6/16| 18/6/16| 24/6/16| 25/6/16
• Seminário/ Eixo Temático: 08/7/16| 09/7/16
• Disciplina 3: 5/8/16| 6/8/16| 12/8/16| 13/8/16| 196/8/16| 20/8/16
• Seminário/ Eixo Temático: 26/8/16| 27/8/16
• Disciplina 4: 16/9/16| 17/9/16| 23/9/16| 24/9/16| 30/9/16| 01/10/16

 

DISCIPLINAS DO NÚCLEO ESPECÍFICO

• Planejamento Estratégico da Comunicação
• Pesquisa e Análise de Tendências Mercadológicas para Comunicação e Marketing
• Inovação e Tecnologia aplicadas à Comunicação, Publicidade e Propaganda
• Eixo Temático profissionalizante
• Seminários interdisciplinares

• Administração da Comunicação e do Marketing
• Gestão da Criação e da Cadeia de Produção Desintermediada
• Estratégias Discursivas e Narrativas Multimeios
• Cibercultura e Inteligência Coletiva
• Planejamento, Produção e Gestão Estratégica de Conteúdo

Calendário Matriz 2016-2

* O Núcleo Específico acontecerá somente na Turma C (6ª e sábados).

SEXTA/SABADO- TURMA C

• Disciplina 1: 21/10/16 | 22/10/16 | 28/10/16 | 29/10/16 | 4/11/16 | 5/10/16
• Seminário/ Eixo Temático: 11/11/16 | 12/11/16
• Disciplina 2: 25/11/16 | 26/11/16 | 2/12/16 | 3/12/16 | 9/12/16 | 10/12/16

• Disciplina 3:  27/1/17 | 28/1/17 | 3/2/17 | 4/2/17 | 10/2/17 | 11/2/17
• Seminário/ Eixo Temático: 10/3/17 | 11/3/17

• Disciplina 4: 17/3/17 | 18/3/17 | 24/3/17 | 25/3/17 | 7/4/17 | 8/4/17
• Disciplina 5: 5/5/17 | 6/5/17 | 12/5/17 | 13/5/17 | 19/5/17 | 20/5/17
• Seminário/ Eixo Temático: 26/5/17 | 27/5/17

• Disciplina 6: 2/6/17 | 3/6/17 | 9/6/17 | 10/6/2017 | 23/6/17 | 24/6/17
• Disciplina 7: 4/8/17 | 5/8/17 | 11/8/17 | 12/8/2017 | 18/8/17 | 19/8/17
• Disciplina 8: 25/8/17 | 26/8/17 | 15/9/17 | 16/9/17 | 22/9/17 | 23/9/17

DISCIPLINA DO NÚCLEO DE PESQUISA

• TCC – Artigo Científico

 
Calendário Matriz 2016-2

• Produção de artigo científico: 10/10/2017 | 10/11/2017

 
 

Para informações detalhadas dos conteúdos, entre em contato com a Secretaria da Pós-Graduação:

Telefones: (41) 3213-8754 | (41) 3213-8755
E-mail: poslatosensu [at] unicuritiba [dot] edu [dot] br

 

Diferenciais: 

O principal diferencial do curso está no ineditismo de sua proposta, pois não há curso de similar objetivo em nossa região. O corpo docente formado por professores mestres e doutores com pesquisa e atuação profissional desenvolvidas especificamente na área da proposta do curso, configura também diferencial. A participação de profissionais reconhecidos e inseridos no mercado de trabalho local traz visibilidade ao curso, e promove uma aproximação com o público-alvo.

O conjunto de disciplinas é também diferencial em sua proposta inovadora e transversal, no qual os temas de interesse são abordados de maneira construtivista, tomando como base o conhecimento prévio e a habilidade de atualização dos alunos, em cima do que é construída uma nova camada de conhecimento, respeitando sua bagagem e conhecimento, e fortalecendo um espaço de networking e de colaboração.

coordenacao:
Corpo Docente: 

Alex V. Rosenbrock Teixeira

Professor / Mestre

Coordenador Geral da Pós-Graduação Lato Sensu

Mestrado em Ciência, Gestão, e Tecnologia da Informação - UFPR (andamento), Especialização em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário de Maringá e em Metodologia do Ensino pela Universidade Positivo. Graduado em Administração com ênfase em Marketing Universidade do Sul de Santa Catarina. Autor dos livros: A logística na Administração Pública (2014); Administração; Direito e Tecnologia a Serviço da Cidadania (2014); Sociedade, Direito e Sustentabilidade (2013). Atua na Coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação Lato sensu do Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA. Pesquisador CNPq - Grupo de Pesquisa Cooperação e Relações Contratuais para o Desenvolvimento com sustentabilidade das Américas... (Texto informado pelo autor)

Alisson Marcelo Laurindo - Convidado

Professor / Mestre

Doutorando em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com MBA em planejamento e gestão de negócios pela FAE Business School e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Positivo (UP). Associado ao PMI® e filiado ao IPMA®, já realizou diversas atividades de Planejamento estratégico e escrita de projetos bem como seu acompanhamento. Atualmente trabalha na gerência de serviços tecnológicos e inovação do SENAI-PR. (Texto informado pelo autor)

Osmar Ponchirolli - Convidado

Professor / Doutor

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, Rio Grande so Sul(1988), graduação em Teologia - Studium Theologicum -- Curitiba (1994), Especialização em Didática do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996), Curso de Bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008), Bacharelado em Direito (incompleto) pela FAE - Centro Universitário, Mestrado e Doutorado em Engenharia... (Texto informado pelo autor)

Investimento: 

- 17 parcelas fixas de R$ 701,00, sendo a primeira no ato da matrícula web e as demais a partir de 10 de junho de 2016

- alunos(as) egressos(as) do Unicuritiba (Graduação): desconto de 25% a partir da 2ª mensalidade, para pagamento até a data do vencimento

- ex-alunos(as) do Programa de Pós-Graduação Unicuritiba (Lato Sensu) a partir da segunda Especialização: desconto de 35% a partir da 2ª mensalidade, para pagamento até a data do vencimento
 
- alunos provenientes de empresas conveniadas: desconto conforme convênio.
  Clique aqui e conheça as empresas conveniadas.

 

Observação: descontos não cumulativos.

Documentos para matrícula:

 
1 (uma) cópia simples e original do diploma de graduação, para conferência;
1 (uma) cópia simples e original da Certidão de Casamento ou Nascimento (legíveis e sem tarja);
1 (uma) cópia simples e original da Cédula de Identidade;
1 (uma) cópia simples e original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
1 (uma) cópia simples e original de comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone).

Após efetuar o pagamento da primeira mensalidade, aguarde o deferimento da matrícula (enviado ao aluno por e-mail).

 

 

Coordenação:
Prof. Lucina Reitenbach Viana
Duração: 17 meses
Local: Câmpus Milton Vianna F.º

CAPES CNPqWebQualis Periódicos

 

UNICURITIBA em Vídeo:

 

Contato: