Como funciona
A Autoavaliação Institucional é um processo coletivo de reflexão sobre a prática de ensino no Unicuritiba, incluindo compromissos com a sociedade e desenvolvimento de nossas diferentes atividades.
A CPA é a Comissão Própria de Avaliação e é responsável por todo o processo de Autoavaliação.
Saiba como funciona a Avaliação Institucional e a CPA
Apresentação
A Avaliação Institucional orienta-se pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que consolida a avaliação como um dos instrumentos para sustentação da qualidade do sistema de educação superior.
Assim, incorpora os processos avaliativos internos, que correspondem à autoavaliação, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), e a avaliação externa, composta de ações supervisionadas ou realizadas pelo MEC/Inep, tais como: visita in loco, avaliação dos cursos de graduação e avaliação do aluno, realizada por intermédio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Todos esses mecanismos são utilizados pela gestão, visando à melhoria da qualidade e da relevância das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A avaliação envolve concepção global e respeito à identidade da instituição, que leva em conta a sua realidade, sua missão e seus objetivos.
Com finalidade construtiva e formativa, a Avaliação Institucional envolve a comunidade acadêmica – que engloba os corpos docente, discente e técnico-administrativo -, procurando criar e desenvolver a cultura de avaliação.
Os resultados e as análises das atividades de autoavaliação realizadas pela instituição são incorporados ao planejamento da gestão acadêmico-administrativa, uma vez que a Instituição considera o planejamento e a avaliação instrumentos integrados e fundamentais do processo de gestão.
Comissão Própria de Avaliação – CPA
A Comissão Própria de Avaliação – CPA se responsabilizará pela condução dos processos de avaliação interna, pela sistematização e prestação das informações solicitadas ao Ministério da Educação (MEC).
Compete à CPA deliberar sobre os critérios, métodos de análises e procedimentos de avaliação, bem como definir as ações a serem tomadas de acordo com os resultados obtidos nas avaliações.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), é a responsável pela condução dos processos de avaliação interna e tem por finalidade cumprir a legislação do MEC, prestando-lhe informações sobre a Instituição.
Confira os membros da comissão:
Centro Universitário Curitiba 1419
Presidente: Guilherme Oliveira de Andrade
Representante Docente: Marcia de Fatima Leardini Vidolin Dresch
Representante Docente: JULIO CESAR FERREIRA
Representante Discente: Matheu Oliva
Representante Discente: Diogo de Godoi Wandembruck
Representante Técn. Administrativo: Kyria Rocha Mousquer Ceciliato
Representante Técn. Administrativo: João Ricardo Silva Alves
Representante Sociedade Civil: Mauro Seraphim
Representante Sociedade Civil: Sarah Ariane Branco Magalhães CruzCentro Universitário UniCuritiba 4045
Presidente: Guilherme Oliveira de Andrade
Representante Docente: JULIO CESAR FERREIRA
Representante Docente: Jhonathan Raphael Andrade
Representante Discente: Lucimar Cicaida Tavares
Representante Discente: Lara Namie Yamashita
Representante Técn. Administrativo: João Ricardo Silva Alves
Representante Técn. Administrativo: Kyria Rocha Mousquer Ceciliato
Representante Sociedade Civil: Mauro Seraphim
Representante Sociedade Civil: Sarah Ariane Branco Magalhães CruzSistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes)
Instrumento de avaliação superior do MEC/Inep desde 2004, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.
Para a consecução de seus objetivos, o Sinaes utiliza vários procedimentos, que compreendem os processos de autoavaliação ou avaliação interna, bem como a avaliação externa, o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), a avaliação in loco dos cursos de graduação e os instrumentos de informação (Censo da Educação Superior e Cadastro Nacional de Docentes).
Na avaliação das instituições, o Sinaes considera as seguintes dimensões:
1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – identifica o projeto e/ou missão institucional, em termos de finalidade, compromissos, vocação e inserção regional e/ou nacional, Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, especialmente no que diz respeito à (ao):
• concepção do currículo e organização didático pedagógica;
• coerência das práticas de investigação com a missão institucional;
• impacto das atividades de extensão na comunidade e na formação dos estudantes.
Incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades, as políticas de formação acadêmico-científica, profissional e cidadã; de construção e disseminação do conhecimento; de articulação interna, que favorece a iniciação científica e profissional de estudantes, os grupos de pesquisa e o desenvolvimento de projetos de extensão.3. Os projetos de responsabilidade social da instituição voltados prioritariamente para ações que promovam:
• a inclusão social;
• o desenvolvimento econômico e social por meio da interação com a sociedade;
• a formação de cidadãos responsáveis pela defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
Contempla o compromisso social da instituição como portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES.4. A comunicação com a sociedade – identifica as formas de aproximação efetiva entre IES e sociedade, de tal sorte que a comunidade participe ativamente da vida da acadêmica, bem como a IES se comprometa efetivamente com a melhoria das condições de vida da comunidade, ao repartir com ela o saber que produz e as informações que detém.
5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho – explicita as políticas e os programas de formação, aperfeiçoamento e capacitação do pessoal docente e técnico-administrativo, associando-os com planos de carreira condizentes com a magnitude das tarefas a serem desenvolvidas e com condições
objetivas de trabalho.6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e a representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica nos processos decisórios – avalia os meios de gestão para cumprir os objetivos e projetos institucionais, a qualidade da gestão democrática, em especial nos órgãos colegiados, as relações de poder entre estruturas acadêmicas e administrativas e a participação nas políticas de desenvolvimento e expansão institucional.
7. Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação, acesso de docentes e estudantes às informações – analisa a infraestrutura da instituição, relacionando-a com as atividades acadêmicas de formação, de produção e disseminação de conhecimentos e com as finalidades próprias da IES.
8. Planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional – considera o planejamento e a avaliação como instrumentos integrados, elementos de um mesmo continuum, partícipes do processo de gestão da educação superior. Essa dimensão está na confluência da avaliação como processo centrado no presente e no futuro institucional, a partir do balanço de fragilidades, potencialidades e vocação institucionais.
9. Políticas de atendimento aos estudantes, acompanhamento de egresso – análise das formas por meio das quais os estudantes estão sendo integrados à vida acadêmica, e os programas através do quais a IES busca atender aos princípios inerentes à qualidade de vida estudantil e o acompanhamento de egressos e de ações de oportunidades de formação continuada.
10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior – avalia a capacidade de gestão e administração do orçamento e as políticas e estratégias de gestão acadêmica, com vistas à eficácia na utilização e na obtenção dos recursos financeiros necessários ao cumprimento das metas e das prioridades estabelecidas.
Legislação da Avaliação Institucional
- Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 – institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.
- Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004 – regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC.
- Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010: Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, nº 249, Brasília, DF, 29 dez. 2010, seção 1, p. 39 a 43.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP.
Relatório de Autoavaliação
Anos Base: 2021, 2022 e 2023
Centro Universitário Curitiba – 1419
Centro Universitário UniCuritiba – 4045
Ano base: 2022
Relatório de Autoavaliação 2022 Centro Universitário Curitiba 1419
Relatório de Autoavaliação 2022 Centro Universitário UniCuritiba – 4045
Ano base: 2021
Relatório de Autoavaliação 2021 Centro Universitário Curitiba 1419
Relatório de Autoavaliação 2021 Centro Universitário UniCuritiba – 4045
Resultados da Avaliação Institucional
Resultados 2024-1
Centro Universitário UniCuritiba – Resultado Geral
Centro Universitário UniCuritiba – Presencial
Centro Universitário UniCuritiba – EADResultados 2023-2
Centro Universitário UniCuritiba – Resultado Geral
Centro Universitário Curitiba – Presencial
Centro Universitário Curitiba – EADResultados 2023-1
Centro Universitário UniCuritiba – Resultado Geral
Centro Universitário Curitiba – Presencial
Centro Universitário Curitiba – EADResultados 2022-2
Centro Universitário UniCuritiba – Resultado Geral
Centro Universitário UniCuritiba – Presencial
Centro Universitário UniCuritiba – EADResultados 2022-1
Geral
Unidade Milton Vianna Filho
Unidade PinheirinhoResultados 2021-2
Unidade Milton Vianna Filho
Unidade PinheirinhoResultados 2020-2
Unidade Milton Vianna Filho
Unidade PinheirinhoMelhorias a partir dos Resultados da Avaliação Institucional
Melhorias 2023-2
Melhorias Centro Universitário – 4045
Melhorias Centro Universitário – 1419Melhorias 2023-1
Melhorias Unidade Milton ViannaMelhorias 2022-2
Melhorias Unidade Milton ViannaMelhorias 2022-1
Melhorias Unidade Milton Vianna FilhoMelhorias 2021-2
Melhorias Unidade Milton Vianna Filho
Melhorias Unidade PinheirinhoMelhorias 2020-2
Melhorias 2020-2
Escolha uma jornada de sucesso. Escolha o Unicuritiba.
No UniCuritiba, você desenvolve seu potencial e constrói uma carreira de referência, pois a confiança da nossa marca você leva para sempre no seu currículo. Então, vem para o UniCuritiba!
Excelência no ensino
Com mais de 72 anos de tradição, o UniCuritiba é uma instituição referência para os paranaenses, reconhecido pelo MEC como um dos melhores centros universitários do Paraná, com conceito máximo (nota 5).
Saiba maisVivência Multidisciplinar
Conta com mais de 40 opções de cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estimulando o networking.
Saiba maisEstrutura Completa
Possui uma estrutura completa e diferenciada, com laboratórios que estimulam o aprendizado e a vivência prática do curso, preparando o estudante para o exercício profissional.
Saiba maisDireito é destaque
Possui um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.
Saiba maisHá mais de 74 anos sendo referência no ensino e formando talentos para o Brasil.
5
Nota máxima no MEC
+40
cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento
+80
laboratórios e salas especiais
+35
projetos de extensão com impacto na comunidade