Descubra qual combina mais com você.

Escolher qual área de conhecimento seguir não é uma tarefa muito fácil. A decisão requer muito mais do que afinidade com as opções oferecidas, é necessário fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre cada curso, carreira, aplicações, especializações e, claro, seus respectivos mercados de trabalho.

Se você acaba de se deparar com essa dúvida cruel, chegou ao lugar certo. Preparamos um resumão sobre as principais características das áreas disponíveis no UNICURITIBA, que vão ajudar, e muito, na construção de um futuro profissional promissor. Está pronto para tomar a decisão que vai mudar a sua vida?

Para começar: conheça a área de Ciências Sociais Aplicadas.

O estudante que optar por um dos cursos desta área irá se tornar apto a compreender de modo amplo as relações sociais tanto do passado, quanto do presente. Embora existam inúmeros caminhos com conteúdos extremamente diferentes, o objetivo dos profissionais da área de Ciências Sociais Aplicadas é sempre um só: entender as necessidades de uma sociedade e as consequências dessa convivência.

É comum encontrar algumas características marcantes nos candidatos que optam por esse caminho. A maioria tem a leitura como um dos seus principais hobbies, adoram se manter informados sobre atualidades e apresentam interesse em aprender conteúdos que não são especificamente da sua área de atuação.

Quer um exemplo? Um aluno de Ciências Contábeis não irá estudar apenas matérias que envolvem números. Durante o curso, será necessário também entender sobre relações internacionais, processos de pesquisas e sistemas comerciais. Ou seja, se você é desses que se interessa por diversas áreas, certamente irá encontrar inúmeros caminhos para alcançar o seu sucesso profissional em um desses cursos.

Por falar neles, as áreas de atuação das Ciências Sociais Aplicadas são inúmeras. O candidato poderá escolher atuar em diversos setores, como: política, pesquisas, organizações, agências de turismo, hotéis, fóruns, empresas de todos os portes, multinacionais e muito mais.

Gostou dessa área? O UNICURITIBA oferece cursos de: Administração, Arquitetura, Artes Visuais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Cinema e Audiovisual, Design, Direito, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Vale lembrar que a instituição é reconhecida por oferecer um dos melhores cursos de Direito do país (com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições). Legal, né?

Sua área é a da Saúde? Então, bora conhecer mais sobre essa ciência.

O próprio nome da área de Ciências da Saúde já diz tudo. O estudante que optar por algum desses cursos ficará responsável por cuidar da saúde de humanos ou animais. As áreas de atuação são inúmeras, isso porque o profissional pode se especializar também em áreas de pesquisa, podendo trabalhar em ambos os campos, como clínico e pesquisador.

A flexibilidade desse profissional também é um dos seus grandes diferenciais: ele poderá atender tanto em organizações, hospitais e clínicas, por exemplo, quanto ter o seu próprio negócio. Por falar nisso, o mercado de trabalho dessa área é bastante promissor. Devido ao aumento da população e das suas expectativas de vida, a demanda por esses profissionais cresce a cada ano.

Geralmente, os estudantes das Ciências da Saúde também adoram ler, se informar e têm bastante interesse pelo bem-estar dos outros. Além dessas características, é importante ter equilíbrio emocional, sensibilidade para questões sociais e facilidade de comunicação.

No UNICURITIBA você pode se graduar no curso de Farmácia. Nosso corpo docente altamente especializado forma farmacêuticos prontos para atuar nas diversas áreas inerentes ao exercício profissional, relacionadas aos fármacos, medicamentos e cosméticos; às análises clínicas e toxicológicas; ao controle, produção e análise de alimentos; e também à assistência farmacêutica e farmácia clínica.

Vamos falar um pouco das Ciências Humanas?

Você já deve ter ouvido falar que todo e qualquer conhecimento produzido pela humanidade é uma “ciência humana”. Mas não é bem assim: a área de conhecimento denominada Ciências Humanas refere-se somente às ciências que têm o ser humano como seu foco de estudo. Ou seja, são as profissões que tratam dos aspectos humanos.

Gostar de ler e estudar muito é uma das características mais marcantes nos alunos que optam por essa área. Além disso, é importante apresentar um raciocínio verbal bem aguçado, capacidade de síntese e gestão de conflitos. Uma boa dica é aprender um segundo idioma, de preferência o inglês. Durante o desenvolvimento acadêmico e profissional, será bastante comum encontrar obras importantes nesse idioma.

O profissional irá atuar na reflexão e no entendimento da humanidade utilizando os caminhos e aprendizagem que adquiriu na sua área específica, podendo ser pelos cursos de Antropologia, Comunicação, Filosofia, Geografia, História, Pedagogia, Psicologia etc.

Nessa área, o UNICURITIBA oferece o curso de Psicologia que conta com o conceito 5, a nota máxima do Ministério da Educação (MEC). Durante todo o curso, os alunos articulam conhecimentos, habilidades e competências em torno dos eixos estruturantes de Psicologia, Políticas Públicas e Educacionais, Psicologia e Instituições Educacionais e Filosofia, Psicologia e Educação.

Por fim, as temidas ou amadas Engenharias.

Se você nutre um sentimento especial pela área de Exatas, certamente vai amar as opções das Engenharias. Para você ter uma ideia, são mais de 20 habilitações com uma característica em comum: todas contam com uma carga horária intensa de matérias que envolvem cálculos, matemática e física.

Outro ponto em comum entre elas é que, de acordo com o levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), “as Engenharias estão entre as profissões com maior taxa de ocupação (chegando a mais de 95%) e que oferecem remuneração entre as cinco mais altas do país”. Essa é uma das características que fazem os cursos serem os mais concorridos nos vestibulares de todo o país.

Um estudante da área de Engenharia, geralmente, conta com uma capacidade incrível de resolver problemas, bastante conhecimento na área de Exatas, muita criatividade para o empreendedorismo, facilidade com raciocínio lógico, autonomia e disposição para trabalho em equipe. Falar um segundo idioma também está entre as características de um engenheiro de sucesso.

A área de Engenharia estuda campos específicos, tornando-a muito requisitada tanto nas grandes como nas menores empresas que buscam por um serviço especializado. Por ser considerada fundamental para o desenvolvimento econômico de um país, se tornou uma das áreas que oferecem mais oportunidade no mercado de trabalho.

No UNICURITIBA, você tem a possibilidade de se graduar em Engenharia Civil. O curso tem como um de seus principais destaques a formação com caráter generalista, que habilita o aluno ou aluna do curso para os desafios da expansão da infraestrutura nacional, com o viés da sustentabilidade, adotando os conceitos de reciclagem, reaproveitamento de materiais, construções sustentáveis e preservação da natureza.

O curso estimula, ainda, o desenvolvimento teórico e prático, com uma grande carga de atividades complementares e um forte núcleo de pesquisa. Ou seja, o formando sai mais do que preparado para encarar os desafios do mercado de trabalho.

E aí? Já descobriu o melhor caminho? Estamos torcendo para que você faça a escolha certa e, claro, venha conquistar o seu diploma no UNICURITIBA.

Ah! Não deixe de compartilhar esse conteúdo com seus amigos, hein? Quem sabe vocês não trilham juntos novos caminhos com a gente.