O aluno Matheus Falasco, do Curso de Direito do UNICURITBA, foi selecionado como embaixador da Região Sul para o Programa de Embaixadores da Brazil Conference at Harvard & MIT 2020. O evento é realizado pela comunidade brasileira de estudantes de Boston para promover o debate entre líderes de diversos segmentos sobre os desafios enfrentados pelo Brasil. A conferência será realizada nos dias 3 e 4 de abril, nos EUA.

O Programa Embaixadores tem o objetivo de encorajar jovens brasileiros a desempenharem papel transformador frente à realidade do País, envolver alunos de graduação nos debates da conferência e criar lideranças que instigarão mudanças concretas.

Por isso, foram selecionados dez estudantes de Ensino Superior, dois de cada uma das cinco regiões do Brasil, que já desempenham atividades em prol do desenvolvimento do País, seja por meio de iniciativas na graduação ou na comunidade, como pesquisa, projeto social, atividade extracurricular, voluntariado, empreendedorismo, entre outros.

Além da comunidade de estudantes, a Brazil Conference conta com o apoio da Harvard University (por meio do David Rockefeller Center For Latin American Studies) e do MIT (por meio do MIT Management Sloan School).

Matheus foi selecionado para representar o Youth Action Hubs - Brazil (YAHBR), projeto que coordena. “Estar em Boston, nas duas mais prestigiadas universidades do mundo, com outros nove jovens incríveis de diferentes regiões do Brasil, que também possuem iniciativas locais que contribuem para a melhoria de nosso País é simplesmente incrível, para não dizer um ‘sonho’”, conta o acadêmico.

“Lá, poderemos dialogar com líderes do primeiro, segundo e terceiro setor sobre os desafios atuais e futuros, principalmente aqueles que envolvem a implementação do Desenvolvimento Sustentável, foco do YAHBR”, complementa Matheus.

Ele disse também que, além da imersão no evento, que já traz a oportunidade de apresentar o YAHBR para diversas entidades de prestígio em âmbito federal, bem como prospectar novas parcerias e financiadores, eles receberão mentoria de alunos brasileiros de Harvard e do MIT, que oferecerão suporte no desenvolvimento do projeto, ajudando o hub a cumprir sua missão de engajar jovens a implementarem o Desenvolvimento Sustentável até 2030, no Paraná e no Brasil.

Durante a Brazil Conference, os embaixadores terão o compromisso de contribuir ativamente com discussões e começar ou dar continuidade às iniciativas de impacto social após retornar ao Brasil, além de multiplicar o conhecimento adquirido no evento entre jovens brasileiros, inspirando-os a produzir mudanças.