Estudantes de diferentes períodos do curso de Direito participaram, na manhã do dia 4 de maio, da atividade “Entenda Direito”, promovida pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). Em uma tenda montada na Praça Osório, região Central de Curitiba, os alunos prestaram atendimento jurídico à população, com o auxílio dos professores Charles Emmanuel Parchen, Claudio de Fraga, Maria Aparecida Borba Mendes e Paulo Cesar Bulotas.

A professora Maria Aparecida, que faz parte da equipe do NPJ, lembra que é muito importante levar informação qualificada para a população. “Transmitir o nosso conhecimento e divulgar isso ao público, de forma gratuita, é um grande orgulho. Um conhecimento de estudantes, mestres e doutores, de forma rápida e ágil”, diz. Ela também informa que ações como esta são realizadas cerca de duas vezes ao ano, em diferentes localidades.

A comunidade também recebeu alguns brindes e uma cartilha impressa divulgando os direitos do consumidor; o direito e a proteção aos animais; o benefício assistencial ao idoso e à pessoa com deficiência; os direitos das pessoas acometidas com doença grave; e a Reforma Trabalhista.

Para a aluna Kharin Yamanaka, do 8º período, foi a segunda experiência em atendimentos de rua. “Minha primeira atuação em eventos deste tipo foi em Quatro Barras, também pelo curso. O mais legal é ouvir casos que nunca tive contato e ter a ajuda dos professores para responder e, assim, aprender mais”, comenta. Já Paola Liss Cardoso, do 9º período, esteve pela primeira vez em uma atividade deste tipo. Ela afirma que muitas vezes a dúvida do público é a mesma do estudante. “Isso acaba nos aproximando das pessoas e dos professores”, frisa.