O Brasil teve cerca de 9 bilhões de cliques em notícias falsas em 2019, segundo pesquisa da Decode Pulse, que revela também o quanto as fake news – ou notícias falsas – encontram campo fértil em ano eleitoral. Por causa do contexto político, os últimos picos de compartilhamento de informações inverídicas foram registrados no país em 2016 e 2018.

Para ajudar os eleitores a identificar as fake news e estimular apenas o compartilhamento de informações verdadeiras, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e o Instituto Mais Cidadania lançaram em outubro o jogo educativo online “Fake ou News: Eleições”. Disponível em IOS ou Android, o aplicativo teve mais de 250 downloads em menos de 20 dias e a expectativa é que até as eleições municipais, em 15 de novembro, seja acessado por cerca de mil pessoas.

O projeto conta com a participação do UNICURITIBA, por meio dos grupos de pesquisa e extensão coordenados pelos professores do curso de Direito Roosevelt Arraes e Luiz Gustavo de Andrade, além de outros docentes e estudantes egressos da instituição que também são membros do Instituto Mais Cidadania, entidade parceira do TRE-PR.

“Acreditamos na transformação duradoura que a educação é capaz de proporcionar e com base em um outro jogo de tabuleiro (Jogo das Eleições) que tínhamos desenvolvido para a utilização com estudantes, pensamos: por que não fazer um aplicativo simples, divertido e acessível a todos?”, conta Arraes, um dos organizadores do projeto.

Plataforma digital

A ideia original, diz o professor do UNICURITIBA, era criar um jogo de cartas, mais complexo e com mais variáveis. Em razão da pandemia, o grupo optou por uma plataforma digital para o lançamento do “Fake ou News: Eleições”.

Ao baixar o aplicativo, o jogador é desafiado a interpretar uma mensagem sobre o processo eleitoral e, então, precisa decidir se compartilha, caso a considere verdadeira, ou se apaga o conteúdo, se o julgar falso.

Ao fim de dez mensagens, o jogador recebe uma pontuação por seu desempenho. “Por meio do jogo, as pessoas vão conhecendo as regras e as informações mais importantes sobre as eleições e são desestimuladas a compartilhar notícias falsas”, explica Roosevelt Arraes. “O UNICURITIBA e o Instituto Mais Cidadania já mantêm parceria com o TRE-PR há alguns anos e esta é mais uma iniciativa que objetiva dar continuidade no bom trabalho desenvolvido pelas instituições.”

Serviço

  • O quê: jogo “Fake ou News: Eleições”
  • Quem: TRE-PR e Instituto Mais Cidadania, em parceria com o UNICURITIBA
  • Onde: aplicativo disponível para IOS e Android
  • Quanto: gratuito