Entre os dias 5 e 9 de agosto, os alunos Brenda Kauane das Neves Ferreira e Bruno Dal Prá Araldi, do Curso de Relações Internacionais do UNICURITBA, participaram do estágio de Coordenação Civil-Militar para cadetes do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no Rio de Janeiro.

Os objetivos da atividade foram: transmitir conhecimento sobre a estrutura das Nações Unidas e das Missões de Paz; difundir o conhecimento sobre a Coordenação Civil-Militar das Nações Unidas; explicar as diferentes doutrinas de UN-CIMIC, os processos de planejamento e os mecanismos de informações; conscientizar sobre os projetos de CIMIC; e analisar as abordagens de CIMIC em diferentes ambientes, como Missões de Paz da ONU, emergências complexas, desastres naturais e assistência humanitária.

De acordo com Brenda, o estágio UN-CIMIC foi um grande aprendizado profissional e acadêmico. “Foi uma semana de imersão em operações de paz, direito humanitário, coordenação e cooperação entre civis, policiais e militares. Vivenciamos contextos conflituosos em que a paz precisa ser estabelecida por meio de negociação e mediação. Compartilhamos conhecimentos teóricos com os militares e policiais, e eles compartilharam conosco o conhecimento prático”, detalha.

O estágio foi composto por uma semana de aulas teóricas EaD e outra de aulas práticas presenciais no CCOPAB. “Também tivemos palestras com a equipe do CCOPAB e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), ambos com experiência em diversas operações de paz, como Haiti e Sudão do Sul. O estágio foi incrível, uma experiência que ficará marcada para sempre”, conta Brenda.

A coordenadora do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA, Profª Patricia Tendolini Oliveira, afirma que a participação dos acadêmicos nessa atividade proporciona experiências práticas em operações de paz e fortalece a parceria com o CCOPAB.

É importante ressaltar que as fotos em que os alunos aparecem com capacetes azuis e coletes consistem em simulações e exercícios práticos.