O mundo acompanha a corrida presidencial dos Estados Unidos e a acirrada disputa entre Donald Trump e Joe Biden à Casa Branca. Para discutir o cenário das eleições norte-americanas, a histórica relação entre democratas e republicanos e os contornos que a eleição dos EUA tomará no contexto da pandemia e no uso das redes sociais, o UNICURITIBA promove na quinta-feira (29/10), às 19h, o debate “Eleições Norte-americanas: Cenários e Desafios”.

A iniciativa é do curso de Relações Internacionais da instituição, que faz parte da Ânima Educação, uma das principais organizações educacionais particulares de ensino superior do País. O evento é gratuito e basta se inscrever em https://www.sympla.com.br/eleicoes-americanas-cenarios-e-desafios__1026122. Os participantes receberão um e-mail com o link para acompanhar a transmissão.

"O mundo inteiro acompanha a corrida eleitoral, pois o resultado impactará a todos em virtude da importância dos Estados Unidos e, claro, trará implicações sobre as relações com o Brasil. O debate tem como objetivo compreender o cenário das eleições estadunidenses em seus aspectos históricos, como a evolução do pensamento de democratas e republicanos, as regras de funcionamento do processo eleitoral e as principais implicações de seu resultado”, explica a professora Patrícia Tendolini Oliveira, coordenadora do curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA.

Time de especialistas

Para falar sobre o tema, os convidados são o doutor em história Andrew Patrick Traumann, professor de Relações Internacionais do UNICURITIBA e autor dos livros "Os Militares e os Aiatolás: Relações Brasil-Irã (1979-1985)" e "Os Colombianos". Mestre em história e política, tem experiência na área com ênfase em Oriente Médio e América Latina, atuando principalmente em questões que envolvem relações internacionais, Colômbia, EUA, Irã e política externa do Brasil.

Também participa do evento a mestre em ciência política e doutoranda na área, Natali Laise Zamboni Hoff. Professora de Relações Internacionais no UNICURITIBA, é especialista em Relações Internacionais Contemporâneas e integrante do Núcleo de Estudos para a Paz (NEP) da Unila e do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NEPRI) da UFPR. Suas áreas de pesquisa e de interesse são segurança internacional, estudos da paz, teoria das relações internacionais, governamentalidade global e processos de construção da paz.

Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ásia-Pacífico (GEAP-UFSM) e pesquisador membro do Grupo de Pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundo (UFSC) e do Grupo de Pesquisa LabChina, o doutor em economia política internacional Bruno Hendler, formado em Relações Internacionais pelo UNICURITIBA, é outra presença confirmada.

Hendler é coordenador do curso de graduação em relações internacionais da Universidade Federal de Santa Maria, professor da pós-graduação e tem pesquisas e publicações em política internacional, economia política internacional, economia política dos sistemas-mundo, relações China-Sudeste Asiático e China-América Latina.

O estudante de Direito do UNICURITIBA, Matheus Carvalho, presidente do Diretório Central dos Estudantes, também participará da mesa de debates.

Serviço

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima é uma das principais organizações educacionais particulares de ensino superior do País e conta com aproximadamente 145 mil alunos em nove instituições: Universidade São Judas Tadeu (SP), Una (MG e GO), UniBH (MG), Faseh (MG), UniSociesc (SC), AGES (BA e SE), UniFG (BA), UNICURITIBA (PR), além de atuar na Unisul (SC) em parceria de cogestão. Também fazem parte do Ecossistema Ânima a Escola Brasileira de Direito (EBRADI), a HSM, a HSM University, a SingularityUBrazil, a Inspirali, e a escola internacional de gastronomia Le Cordon Bleu, em São Paulo, além do Instituto Ânima.

A Ânima foi eleita nos últimos cinco anos uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar. Além disso, foi destaque, em 2020, como uma das 5 Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico, e conquistou em 2019 o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Ainda em 2020, a companhia foi destaque no Anuário Época NEGÓCIOS 360°, pela 2ª vez consecutiva, como uma das melhores empresas, na área da Educação, do Brasil.