Janiffer Tammy Gusso Zarpelon, docente do Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), participou recentemente do X Congresso Latino-americano de Ciência Política (ALACIP). O evento ocorreu entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, no Instituto Tecnológico de Monterrey (México).

O Congresso teve como objetivo debater sobre os desafios da democracia na América Latina. Os indicadores relacionados ao Estado de Direito, à desigualdade e à responsabilização a fim de verificar sobre a situação da democracia nos países da América Latina foram alguns dos tópicos discutidos no encontro.

Conforme a professora, o congresso foi de grande relevância por apresentar palestras e debates com grandes teóricos internacionais e nacionais que pesquisam sobre a situação e a qualidade da democracia no mundo. “Também foi relevante por debater minha pesquisa sobre Gênero no Brasil e ter contato com diferentes pesquisas sobre a questão de gênero em outros países da América Latina”, aponta.

Janiffer é docente das disciplinas de Teoria das Relações Internacionais I, Instituições Internacionais, Análise em Política Externa e Relações Internacionais e Política Externa Brasileira. Também é líder do grupo de Iniciação Científica sobre "A efetividade das Instituições Internacionais e Gênero no Brasil e no mundo".