O contato com profissionais e acadêmicos da área é extremamente relevante para a formação de alunos de Graduação. Com esse objetivo, o Curso de Relações Internacionais (RI) realiza, a cada semestre, sua semana acadêmica. Desta vez, o evento foi organizado em parceria com o Centro Acadêmico Paula Bonomini, de RI, e aconteceu de 7 a 9 de maio, contando com palestras, mesas-redondas, oficinas e filmografias.

O primeiro dia trouxe as mesas-redondas “Direito dos Refugiados e o Brasil”, com Danielle Annoni (UFPR) e Profª Michele Hastreiter, e “Instalação do Escritório em Boa Vista”, com Pablo Mattos, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), e os professores Karla Pinhel e Thiago Assunção; a oficina “Mudanças Climáticas”, com Leonardo de León (UFPR); e as palestras “As Operações de Paz como ferramenta para a solução de conflitos”, ministrada pelo Coronel Marco Antonio Estevão Machado, Comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz (CCOPAB), e “Ética nas Relações Internacionais”, com o Prof. Edimar Brígido.

A palestra do Comandante do CCOPAB, Coronel Marco Antonio Estevão Machado, sobre as Operações de Paz abriu o segundo dia. Logo após, o Prof. Edimar Brígido reforçou sua fala do dia anterior. O filme “Exteriores – Mulheres Brasileiras na Diplomacia” foi comentado pela Profª Karla Pinhel e pela aluna de RI Nicole Rosner. A mesa-redonda “Geopolítica do Petróleo”, com o Prof. Gustavo Blum e a egressa de RI Mariana Batista Alessi, e a palestra “Empresas Transnacionais e Direitos Humanos”, com a egressa de Direito Bruna Singh, fecharam a programação de quarta-feira, 8 de maio.

No último dia, a palestra “Sistema Eleitoral Brasileiro e a Política no Brasil”, ministrada pela Profª Violeta Caldeira, e a mesa-redonda “Política Externa”, com os professores Janiffer Zarpelon, Andrew Traumann e Eduardo Carvalho, abriram a manhã. Os professores Carlos-Magno Vasconcellos e Rafael Gallo analisaram o filme “Lobo de Wall Street” no período da tarde. Por fim, a mesa-redonda “Ditadura Militar: um debate histórico, econômico e cultural”, em torno dos professores Andrew Traumann e Thiago Hansen, encerrou a Semana Acadêmica com maestria.

De acordo com Fernanda Visioni, presidente do Centro Acadêmico Paula Bonomini, a semana do curso permite entender a aplicação prática de órgãos como ACNUR e Operações de Paz, abordando esses temas com mais profundidade e riqueza de detalhes do que em sala de aula. Fernanda ainda comenta que as palestras da Mariana Alessi e Bruna Singh mostram como a academia pode ser aplicada na prática e não limitar-se somente a pesquisa. Por fim, ela reforça a importância dos professores da casa. “Novamente mostraram que estão preparados para falar de temas relevantes e atuais, ou resgatar a história do nosso país, como fizeram no último dia de palestras”, destaca.

A Profª Patricia Tendolini de Oliveira, coordenadora do curso, afirma que “a semana acadêmica é um momento importante, uma vez que nossos alunos têm contato com palestrantes renomados e podem debater assuntos relevantes e atuais para as Relações Internacionais. Neste ano, contando com a participação do Centro Acadêmico Paula Bonomini na organização do evento, pudemos ter uma programação variada e conectada com o corpo discente.”