Para complementar os conteúdos da disciplina Sistemas de Comércio Exterior, o Prof. Marcelo Grendel Guimarães organizou uma visita técnica ao Porto de Paranaguá, direcionada aos alunos de Relações Internacionais (RI) e Administração (ADM). A atividade foi realizada no dia 1º de junho e acompanhada, além do Prof. Marcelo, pela Profª Monica de Faria Mascarenhas e Lemos, coordenadora do Curso de Administração do UNICURITIBA.

Na primeira parte da visita os acadêmicos conheceram a operação do TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá) e a importância da empresa para as exportações e importações no Paraná, além de observar de perto como os gigantescos equipamentos funcionam e a variedade contêineres existentes, específicos para cada tipo de carga a ser transportada.

O Prof. Marcelo conta que o Porto de Paranaguá é o principal ponto de escoamento de grãos e fertilizantes do estado. Também é responsável por exportar toda produção de veículos destinados a esse fim. Por esse motivo, a segunda parte da atividade contou com um passeio de barco pela Baía de Paranaguá, com o objetivo de analisar a operação de carregamento dos contêineres do TCP, bem como a operação do porto público.

Por fim, o grupo de estudantes visitou o MAE – Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR para aprender um pouco sobre a história de Paranaguá, seus primeiros habitantes e costumes locais.