O recém-premiado curta-metragem “Sombras da Guerra”, desenvolvido por alunos do Curso de Design de Animação do UNICURITIBA, será exibido no Kannibal Fest, que ocorre de 23 de julho a 3 de agosto de 2019 em Berlim, Alemanha.

O filme já havia sido contemplado com prêmios no SET Universitário da PUCRS (Porto Alegre), no XX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul (Intercom Sul 2019), e selecionado para ser exibido na mostra Lugar de Mulher é no Cinema (Salvador), no Seminário de Cidadania Digital da UFPR (Curitiba) e na segunda edição do Metrô Universitário – Festival do Cinema Brasileiro Universitário (Curitiba).

De acordo com a Profª Lucina Viana, coordenadora dos cursos de Design de Animação e de Jogos Digitais do UNICURITIBA, o potencial do curta já foi identificado desde sua proposta inicial. “Foi o primeiro trabalho que fizemos com a manipulação de bonecos em stop-motion no curso e sabíamos que seria impactante para muitas audiências”, conta.

“Iniciar o currículo internacional do filme por Berlim é duplamente especial, pois, além de ser nosso primeiro passo fora do Brasil, exibir um filme com essa temática na Alemanha é uma grande conquista para todos nós. O filme trata dos traumas ocasionados em crianças presentes em zonas de guerra e não poderia ser mais pertinente para nosso momento atual”, diz a coordenadora sobre a seleção para o festival internacional.

A seleção
A Profª Lucina conta ainda que cada festival ou mostra possui um processo de seleção exclusivo e que faz parte dos projetos dos alunos o planejamento para circuitos de exibição, escolhendo festivais e localidades dentro dos temas de interesse de cada filme. “Acompanhamos as inscrições, enviando o filme para cada seleção. No geral, mandamos o filme e a ficha técnica, com dados sobre a participação de cada integrante”, detalha.

Próximos passos
O filme ainda concorrerá em outras mostras e o objetivo é continuar no circuito de exibições nacional e internacionalmente. “O ‘Sombras da Guerra’ é um dos quase 40 projetos que produzimos nos dois primeiros anos de implantação do curso e só no próximo semestre teremos mais 40 projetos entregues. A participação desse filme em Berlim é só o primeiro passo do Curso de Design de Animação em sua trajetória internacional”, afirma a coordenadora.

Sobre o filme
“Sombras da Guerra” foi produzido pelos alunos do Módulo A – 2018/1 através da produtora experimental Tela Branca. O curta-metragem apresenta Ayla, uma garotinha que tem sua vida marcada pela guerra e pelas consequências de presenciar um ambiente de conflito. Abordando o ODS 16, paz e justiça, o stop-motion foi desenvolvido a 15 frames por segundo, utilizando bonecos e cenários construídos manualmente.