Com o objetivo de realizar uma imersão no mercado da capital paulista, os cursos de Marketing e Publicidade e Propaganda (PP) do UNICURITIBA promovem o workshop Marketing on the Road. A edição de 2019 ocorreu de 17 a 19 de outubro e levou os acadêmicos para diversas visitas enriquecedoras, acompanhados pelos professores Fabiano Pucci do Nascimento, coordenador dos cursos, e Marcos Lucato.

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) foi o primeiro local que recebeu os estudantes. Lá, eles tiveram uma aula no Retail Lab (Laboratório de Varejo) e conheceram a estrutura e instalações da instituição. Já na visita à Talent Marcel, os alunos conferiram como funciona uma grande agência de Publicidade. No Shopping Iguatemi, eles observaram a organização, o posicionamento estratégico de mercado do empreendimento, além de boa parte da estrutura operacional.

Na Rua 25 de Março, a experiência de um mercado extremamente conturbado, que recebe milhares de pessoas e possui um público eclético, comprando e vendendo produtos sem nenhum serviço agregado. Apesar da bagunça aparente, há um comércio especializado, como o Rei da Cutelaria, especialista em facas e materiais de corte em geral, com produtos que podem chegar a mais de 4 mil reais.

Em contrapartida, a Rua Oscar Freire tem lojas conceito, de marcas como Havaianas, Melissa e Nespresso, que oferecem uma experiência de compra com serviço agregado, ambiente refinado, atendentes bem preparados, para um segmento de público mais exigente e de maior poder aquisitivo.

De acordo com o Prof. Lucato, a lição aprendida foi que para cada mercado distinto, existe um conjunto diferente de ferramentas de Marketing e Comunicação.

Uma experiência gastronômica no EATALY, proposta de negócio muito diferente, desde o mix de lojas até o portfólio de produtos, encerrou o programa.

Além de todas as visitas técnicas, o workshop contempla uma atividade cultural: uma visita ao museu ou a uma exposição que esteja em cartaz.

“O Marketing on the Road, por meio de suas vivências em um mercado com a pluralidade de São Paulo, contribui muito para a ampliação do repertório dos alunos e complementa, de forma prática, os conceitos trabalhados em sala de aula”, conclui Lucato.