O Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania, do UNICURITIBA, realizou, no período de 23 a 25/10/2013, o III Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania (CONBRADEC) com a participação de importantes nomes da área jurídica de diversos Estados brasileiros. No mesmo período, também foi realizado o V Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica (SPIC), que reuniu integrantes de Grupos de Pesquisas e Programas de Pós-Graduação interessados em apresentar aos colegas suas pesquisas.

O CONBRADEC teve como objetivo consolidar as pesquisas e as ações de governança corporativa e gestão pública, consolidando os propósitos de criar marcos regulatórios na área da cidadania empresarial. Durante os três dias de evento, foram promovidas palestras, apresentações de painéis, conferências, cursos, oficinas, reuniões, publicação e livre distribuição de e-books, além de eventos paralelos, como o V Publica Direito, seminários, mostra poética e mostra de arte.

De acordo com a Profª Viviane Séllos Knoerr, coordenadora do Programa de Mestrado do UNICURITIBA, o evento demonstrou a relevância crescente na área acadêmica e científica do nosso Mestrado. “Contamos com a participação de programas de Mestrado de Direito do Paraná, além de palestrantes, painelistas, e pesquisadores de mais diversos Estados brasileiros, bem como de intercambistas de vários países. O evento fomenta e promove a pesquisa no ambiente acadêmico e consolida a relevância do UNICURITIBA no âmbito local, nacional e até internacional”, comentou.

V SPIC

Segundo a Profª Cíntia Rubim, supervisora do NPEA, o SPIC ajuda a promover o debate acadêmico. “Em 2013, recebemos mais de 120 resumos em 12 GTs. Os integrantes dos Grupos de Pesquisa tiveram a oportunidade de trocar experiência com alunos e professores orientadores de outros grupos, estimulando, assim, o debate acadêmico e enriquecendo a pesquisa científica”, afirma.

O SPIC tem como objetivo promover o intercâmbio entre pesquisadores, estudantes e professores de Graduação e Pós-Graduação que participam de programas de Iniciação Científica ou realizam pesquisa em Mestrado ou Doutorado, além de apresentar e discutir os resultados de pesquisas concluídas e em desenvolvimento no UNICURITIBA e em outras instituições de Ensino Superior do Paraná e do Brasil.