Os temas mais instigantes e desafiadores do Direito estarão no centro das atenções entre os dias 9 e 11 de dezembro, durante o 6º Congresso Luso-Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania - CONLUBRADEC. Organizado pelo Programa de Mestrado e Doutorado do Centro Universitário Curitiba – UNICURITBA em parceria com o Instituto do Capitalismo Humanista (IcapH) e Instituto Federalista, o evento reunirá grandes nomes do Brasil e exterior.

A abertura, dia 9/12, às 9h, contará com a participação do presidente da CAPES e as palestras poderão ser conferidas via Microsoft Teams, mediante inscrições pelo Sympla, em https://www.sympla.com.br/vi-conlubradec---congresso-luso-brasileiro-de-direito-empresarial-e-cidadania__1065687. Toda a programação, das 9h às 18h, é gratuita. No dia 11/12, das 14h50 às 17h50, estão marcadas as apresentações dos grupos de trabalho.

A coordenadora do Programa de Mestrado do UNICURITIBA, Viviane Coêlho de Séllos-Knoerr, uma das responsáveis pelo evento, explica que serão três dias de intensa programação, com palestras, debates, lançamento de livros, conferências, grupos de trabalho, homenagens e apresentações culturais, como a exibição do curta-metragem “Sentindo na Pele: Descobrindo Minha Negritude”, produzido por estudantes paranaenses e que trata do protagonismo da população negra para a desnaturalização do racismo midiático.

“Nas manhãs e tardes, antes da abertura das palestras, vamos homenagear professores e juristas que merecem o reconhecimento pela relevância de seus trabalhos”, informa Viviane. Entre os homenageados estão os desembargadores Carlos Oliveira e Mário Ramidoff, o ministro Paulo Cunha (Portugal) e o professor doutor Ives Gandra.

Patrono regente do curso de pós-graduação lato sensu em Advocacia Tributária da Escola Brasileira de Direito – EBRADI, o advogado, parecerista e autor de obras jurídicas Ives Gandra fará a Conferência Magna no dia 9/12, às 17h, sobre Federalismo e Burocracia - Democracia x Desenvolvimento.

Papel do direito na sociedade atual

Com o tema “Federalismo e Desenvolvimento – Fundamentos da Cidadania Empresarial”, o 6º CONLUBRADEC traz à tona questões atuais do direito, com impactos diretos na sociedade e nas relações empresariais. A coordenadora Viviane Séllos-Knoerr diz que o evento tem por tradição reunir grandes especialistas em diferentes áreas e fomentar o debate e o conhecimento.

“Este é um congresso científico que concentra um rico e valioso conteúdo. Para nós, do UNICURITIBA, é uma honra contar com a participação de importantes referências na discussão de questões essenciais para a sociedade, aproximando juristas renomados, profissionais, instituições do Direito, instituições de ensino e estudantes de diferentes países”, comenta.

Temas relevantes

Nesta edição, o CONLUBRADEC abordará temas como direito do trabalho, seguridade social, inclusão social através de serviços públicos, responsabilidade social das empresas, o STF e a repartição de competências no Brasil, ativismo judicial e os riscos à democracia, liberdade sindical, liberdade de expressão online, fake news, proteção de dados e inteligência artificial, falta de transparência dos algoritmos das grandes empresas de tecnologia, economia digital e tributação.

Haverá também palestras sobre mercado, economia e reforma trabalhista no Brasil, políticas públicas anticorrupção, lei de lavagem de dinheiro e as propostas da comissão especial de reforma, os novos-velhos desafios da União Europeia, ações no Mercosul para enfrentar a pandemia, impactos da pandemia nas mudanças climáticas, beligerância política na pandemia, crise e gestão dos recursos naturais, democracia ambiental, recuperação judicial como instrumento da cidadania, igualdade de gênero no conselho de administração das empresas, uma nova Constituição para o Brasil e Tribunal do Júri como expressão de cidadania, entre tantos outros temas.

Serviço