Ambientes diferenciados no ensino de disciplinas específicas são uma realidade que vem ganhando cada vez mais força, principalmente no exterior. Agora, imagine ter aulas na área de finanças em um laboratório integrado em tempo real com a bolsa de valores. Esse é um dos diferenciais do mais novo Laboratório de Estratégia e Finanças do UNICURITIBA, direcionado ao Curso de Administração e ao MBA em Gestão Empresarial.

O Prof. Wagner Weber, coordenador de Administração e do MBA em Gestão Empresarial, conta que a ideia de implantar uma sala de aula fora do comum surgiu em uma de suas visitas a instituições de ensino nos Estados Unidos. “O que me chamou a atenção foi que a sala de aula não era no formato tradicional, com quadro e carteiras. Havia um painel com mesas de trabalho e os professores me disseram que ali era o laboratório de finanças, que os alunos aprendiam finanças naquele espaço”, explica.

Depois de conhecer a metodologia e a proposta que foge da aula teórica comum, com exercícios no quadro e dados nem sempre atualizados, o Prof. Wagner decidiu iniciar a implementação. “Diante de uma reestruturação do Curso de Administração, criou-se um espaço adequado para trazer essa inovação”, diz. E assim foi feito.

De acordo com Weber, o Laboratório de Estratégia e Finanças, além de mostrar a bolsa de valores em tempo real, possui ainda um software que traz todas as informações contábeis e financeiras de todas as empresas listadas nas bolsas nacional e norte-americana.

Além disso, o espaço foi concebido para aplicação de metodologias ativas. “O professor pode utilizá-la em 360º, o aluno tem espaço para fazer os estudos e as aplicações em bancada, espaço de convivência para trocar ideias e construir um networking, tem espaços de trabalho em grupo e para aplicar metodologias de design thinking, pode construir modelos e mapas na parede da sala”, detalha Weber.

O laboratório também foi concebido para remeter ao ambiente empresarial. “O aluno entra como se estivesse experimentando uma aula dentro de uma organização, dentro de uma empresa e esse é o nosso diferencial: olhar para o aluno não simplesmente com um processo de transmitir o conhecimento, mas de criar experiências de aprendizado capazes de torná-lo competitivo para sua carreira profissional. O laboratório tem essa concepção. Muito mais que um software, muito mais que um espaço bonito, é um espaço que cria uma experiência de aprendizado diferenciado das demais instituições”, conclui Weber.