O Curso de Pós-Graduação em Direito Aduaneiro, do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), foi assunto de uma palestra realizada na manhã da última sexta-feira (21) para funcionários do Porto de Paranaguá. O coordenador da Especialização, Prof. Rosaldo Trevisan, falou aos profissionais sobre o campo de trabalho na área e os últimos impactos sofridos pelo comércio exterior realizado pelo Brasil.

De acordo com Trevisan, os servidores mostraram grande interesse pelo assunto, principalmente no que diz respeito aos procedimentos de importação e penalidades existentes. "Falamos sobre os assuntos levantados, esclarecemos dúvidas e usamos muitos exemplos, como o acordo histórico alcançado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) para facilitar o comércio global", disse.

Para a presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros dos Estados do PR e SC (SDAPRSC), Izabel Cristina do Carmo, "a importância de palestras desse nível corrobora a impressão da ideia de não relacionarmos o Direito Aduaneiro apenas à Tributação, mas também a atividade econômica por inteiro, como é o Comércio Exterior", afirmou. "O SDA sempre teve essa postura, e apoiar eventos de tal porte nos insere a um nível mais condizente com a realidade de quem anseia por leis aduaneiras bem colocadas e eficientes", ressaltou a presidente.

PIONEIRISMO
O Curso de Pós-Graduação em Direito Aduaneiro é o primeiro e o único do Estado do Paraná. É oferecido pelo UNICURITIBA e conta com um corpo docente de destaque. "Nosso grande diferencial no País é marcado pelos professores que fazem parte de nossa grade. Praticamente todos são autores de renome no Brasil, incluindo o docente Ricardo Xavier Basaldúa, internacionalmente reconhecido, tendo mais de dez obras publicadas sobre o assunto", explicou Trevisan.

As inscrições para a segunda turma do curso estão abertas até dia 4, pela internet, e de 5 a 8 de março, presencialmente, na Coordenação da Pós-Graduação (Câmpus Milton Vianna Filho, Rua Chile, 1.678 – Rebouças).