Experiências internacionais são sempre enriquecedoras, ainda mais quando se trata do mundo acadêmico. Nesse sentido, o UNICURITIBA, por meio do Núcleo de Relações Internacionais (NURI), oferece diversos programas de intercâmbio direcionados para docentes e alunos. Assim, entre os dias 6 e 10 de maio, um grupo de estudantes dos cursos de Relações Internacionais e Direito e do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania está participando da Missão Acadêmica “Direitos Humanos e Migração”, na Universidade Lusíada, na cidade de Porto, acompanhados pelo Prof. Jorge Feldens, supervisor do NURI.

“Há quatro anos, realizamos as assim denominadas ‘missões acadêmicas’, que têm como objetivo principal oferecer aos alunos da Instituição uma experiência acadêmica internacional de alto nível ligada à área de formação”, explica Jorge.

Ainda de acordo com o supervisor do NURI, neste projeto em específico, os estudantes estão em contato com professores de grande destaque no cenário português e europeu, como o Dr. Vital Moreira, professor catedrático da Universidade de Coimbra e Universidade Lusíada Norte, ex-juiz conselheiro no Tribunal Constitucional (1983-1989), membro da “Comissão de Veneza” do Conselho da Europa (1999-2003) e membro do Conselho do European Master's Degree in Human Rights and Democratization (Veneza).

Essa missão acadêmica abrange os seguintes temas: “Os Direitos Humanos e a Comunidade Internacional: Realismo ou Utopia?”; “As Organizações Internacionais e as Migrações: o poder da palavra ou palavra sem poder?”; “As Migrações e os Estados Nacionais: a encruzilhada entre o ser e o dever ser”; e “As Migrações no Continente Europeu e no Continente Americano: soluções diferentes para problemas iguais?”.