Dia dos Namorados: a influência dos alimentos nas emoções e memórias

Dia dos Namorados: a influência dos alimentos nas emoções e memórias

11 / Junho / 2024

Professor de nutrição do UniCuritiba ensina receitas fáceis para celebrar a data mais romântica do ano e explica a conexão entre sabores e sentimentos

A comida e as emoções estão intimamente ligadas. Não é à toa que o Dia dos Namorados é celebrado, na maioria das vezes, com um jantar romântico. O efeito dos alimentos na memória e nos sentimentos é tão real que tem até explicação na ciência.

Em todo o mundo, pesquisadores estudam como os sabores e aromas podem influenciar a saúde, a nutrição, os sentimentos e a memória afetiva. Um deles é o neurologista e psiquiatra Giuseppe Ierace, ex-professor da Universidade de Messina, na Itália.

Para justificar a relação das pessoas com a comida, ele explica que há uma ligação direta entre o chamado lobo límbico – o centro das emoções no cérebro – e o córtex gustatório e olfatório (região que processa odores e sabores).

Segundo o nutricionista Jhonathan Andrade, professor do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação – os alimentos desempenham papéis que vão além das funções biológicas e metabólicas da nutrição.

Ele ressalta a importância de considerar aspectos sociais e psicológicos envolvidos nesse processo. “Ao redor da mesa surgem sentimentos como conforto, identidade, prazer e pertencimento. Além disso, preparar uma refeição é um gesto carregado de amor, atenção, carinho e dedicação.

Todos esses elementos, continua o nutricionista, estão intrinsecamente ligados à alimentação e nutrição eficazes. “É possível desfrutar de uma refeição deliciosa e satisfatória no Dia dos Namorados sem comprometer a saúde ou os objetivos de emagrecimento, ou hipertrofia. A exceção, é claro, são as situações de patologias. Nestes casos é importante contar sempre com orientação nutricional.”

Relação histórica

A ligação entre alimentos e emoções – que começa na infância, com a amamentação – tem explicações históricas. No passado, as refeições eram baseadas nas necessidades biológicas e de sobrevivência, hoje são movidas também pelo prazer e pelas memórias que são capazes de trazer.

Da receita passada de geração em geração ou das memórias de um doce da infância, o fato é que os alimentos estão diretamente associados às emoções e experiência. Por isso, no Dia dos Namorados, se transformam no ingrediente perfeito para um gesto de romantismo.

Opções para encantar no Dia dos Namorados

O jantar romântico no Dia dos Namorados é uma tradição que se consolidou como forma de celebrar o amor e a paixão. Para quem ainda não decidiu como vai celebrar

a data, o professor do curso de Nutrição do UniCuritiba, Jhonathan Andrade, dá sugestões fáceis para encantar no jantar.

Entrada: Bruschettas de tomate e parmesão

• Fatias de pão italiano
  • Azeite de oliva
  • 1 xícara de tomates picados
  • 1 dente de alho amassado
  • Folhas de manjericão a gosto
  • Queijo parmesão ralado
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma vasilha, misture o tomate picado, o alho e o manjericão. Tempere com sal e azeite. Na assadeira, coloque as fatias de pão e regue-as com azeite. Acomode os tomates temperados sobre a fatia de pão e salpique com o queijo parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido por 5 minutos ou até que o queijo esteja derretido. Sirva em seguida.

Prato principal: Nhoque cremoso

•  500 gramas de nhoque de batata
  •  120g de cogumelos Paris fatiados
  •  ½ cebola picada
  •  2 dentes de alho picados
  •  ½ xícara de vinho branco seco
  •  ½ xícara de creme de leite
  •  ¼ xícara de parmesão ralado
  •  1 colher (sopa) de margarina
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  •  ¼ xícara de salsinha picada

Modo de preparo:

Leve ao fogo uma panela grande com água e sal. Espere ferver e coloque o nhoque. Cozinhe conforme as instruções da embalagem. Para o molho, escolha uma frigideira grande. Doure a margarina e adicione a cebola, o olho e os cogumelos. Refogue em fogo médio até que os cogumelos estejam dourados.

Adicione o vinho branco e deixe reduzir (cozinhe por cerca de 2 minutos). Adicione o creme de leite, o parmesão ralado e tempere com sal e pimenta-do-reino. Baixe o fogo e deixe o molho ferver por 5 minutos (ou até engrossar).

Escorra o nhoque e adicione-o à frigideira com o molho. Misture bem e cozinhe por mais dois minutos (apenas para aquecer o nhoque). Retire do fogo, finalize com a salsinha picada e sirva.

Sobremesa: Brownie

•  250g de chocolate meio amargo
  •  250g de manteiga
  •  200g de açúcar
  •  100g de farinha de trigo
  •  ½ colher (café) de sal
  •  4 ovos

Modo de preparo:

Misture o açúcar, a farinha e a pitada de sal. Reserve. Em banho-maria, derreta o chocolate com a manteiga. Depois, junto os ovos (um por vez). Misture bem. Em seguida, acrescente os ingredientes secos, mexendo delicadamente.

Coloque a massa em uma forma untada e asse em forno médio (170 °C) até que esteja firme (aproximadamente 35 minutos). Para confirmar se está no ponto, aperte o bolo com o dedo indicador e, se ele voltar ao formato original, está pronto. Se preferir, sirva com uma bola de sorvete de creme.