Mês da Mulher: como o marketing pessoal impulsiona a liderança feminina
 

Matéria

Mês da Mulher: como o marketing pessoal impulsiona a liderança feminina

21 / Março / 2025

Apenas 6% das profissionais chegam ao cargo de CEO; especialista do UniCuritiba ensina como fortalecer a visibilidade e o espaço no mercado de trabalho

 

As mulheres representam 40% da força de trabalho no mundo, mas a minoria ocupa cargos de alta liderança. De acordo com o levantamento “Mulheres no trabalho em 2024 – Desafios e oportunidades em um mundo em transformação”, feito pelo ManpowerGroup, apenas 6% das mulheres ocupam o posto de CEOs na lista das 500 maiores empresas da Fortune.

Diferenças salariais, menor representatividade em altos cargos, estereótipos sobre competências ou estilos de liderança são algumas das dificuldades que precisam ser superadas. A pesquisa da Bain & Company realizada no último trimestre de 2024 confirma isso: o crescimento no número de mulheres à frente de grandes companhias é tímido.

Para enfrentar essa resistência e conquistar reconhecimento, seja no trabalho ou em outras áreas da vida, a especialista em Marketing Pessoal, Yasmin Carla Figueiredo, reforça que é preciso aprender a se posicionar e “vender” sua trajetória.

Segundo ela, isso se dá por meio da comunicação clara, do desenvolvimento de habilidades e de uma narrativa centrada nas qualidades e pontos fortes da mulher. “Posicionamento e visibilidade são estratégias que reforçam a presença e a atuação de uma mulher enquanto líder e autoridade em determinada área ou assunto”, explica.

Com MBA em Marketing, Criatividade e Inovação, a coordenadora pedagógica e professora do UniCuritiba diz que destacar talentos e valores, além de construir uma imagem positiva é fundamental para a reputação feminina no ambiente corporativo.

“O investimento no marketing pessoal é um grande transformador e potencializador da carreira. Traz protagonismo, reconhecimento e credibilidade, aumentando exponencialmente a autoconfiança. Com a autoconfiança estabelecida fica mais fácil identificar oportunidades, parcerias e fazer networking”, completa Yasmin.

 

3 dicas de marketing pessoal para mulheres

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a especialista em Marketing Pessoal e professora do UniCuritiba, Yasmin Carla Figueiredo, ensina como as mulheres podem fortalecer sua presença e visibilidade no mercado de trabalho.

 

1. Seja autêntica

Autoconhecimento é fundamental para entender quais são suas preferências, qualidades e o que você ainda precisa desenvolver. Dedique-se a entender quem você é e a reconhecer seus talentos e competências. A autenticidade é o que torna as mulheres memoráveis.

 

2. Seja protagonista

Deixe de lado os bastidores, mostre quem você é e para que veio. Não se intime. Busque ativamente por oportunidades e faça o seu trabalho ser notado. Mostre resultados e contribuições de forma objetiva e assertiva.

 

3. Construa e fortaleça seu networking

Uma rede forte de contatos estratégicos fortalece a marca pessoal. Participe de eventos, grupos e fóruns de discussão para ampliar o networking e aprender com outras mulheres e líderes inspiradoras.