Saúde bucal: 11% dos brasileiros nunca foram ao dentista

Saúde bucal: 11% dos brasileiros nunca foram ao dentista

13 / Maio / 2024

UniCuritiba inaugura clínica-escola de odontologia e passa a oferecer, pela manhã e à noite, diversos tratamentos e serviços à comunidade

Os brasileiros não cuidam da saúde bucal como deveriam. Os indicadores de prevenção e tratamento mostram isso. Segundo o IBGE, mais de 20 milhões de brasileiros nunca fizeram uma consulta odontológica e metade da população não vai ao dentista uma vez por ano, como preconiza o Ministério da Saúde.

No país, 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias – uma em cada cinco delas tem menos de 45 anos – e apenas 63% dos brasileiros usam fio de dental, escova e pasta de dente. Os números explicam outro dado preocupante: a cárie é a segunda doença mais comum no mundo, perdendo apenas para o resfriado. Para tentar reverter esse cenário, o governo federal sancionou em 2023 a lei 14.572 que obriga municípios, estados e União a fornecerem tratamento de saúde bucal pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O problema é a fila de espera pelo serviço, que pode chegar a dois anos.

Pronto para contribuir com a saúde bucal dos paranaenses, o UniCuritiba – instituição da Ânima Educação, o maior e mais completo ecossistema de ensino de qualidade do país – inaugurou no início de maio a Clínica-escola de Odontologia.

Aberta à comunidade, a clínica fica no Campus Milton Vianna Filho, na rua Chile, 1.678, no bairro Rebouças. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone 41 99134-5584, das 9h às 19h.

Um dos diferenciais da nova clínica é o horário de atendimento. As consultas serão realizadas nos períodos matutino, das 8h50 às 12h, e noturno, das 19h às 21h30, para facilitar a agenda de quem tem o dia tomado por compromissos.

No local, os pacientes vão encontrar serviços de endodontia, periodontia, ortodontia, dentística restauradora, cirurgias orais, profilaxias, prótese dentária, reabilitação oral e tratamentos para disfunção temporomandibular (DTM) e dor orofacial.

De acordo com a coordenadora dos cursos da área de Saúde do UniCuritiba, Glenda Naila de Souza, a nova clínica tornará o aprendizado ainda mais dinâmico e prático, além de contribuir com uma demanda da sociedade. “Nossa missão é transformar o mundo pela educação e esse espaço concretiza o nosso compromisso de educar com excelência e dar atenção e suporte à comunidade onde estamos inseridos.”

A clínica-escola de Odontologia do UniCuritiba contará com infraestrutura completa e moderna tanto para o atendimento aos pacientes quanto para o desenvolvimento dos futuros profissionais formados na instituição. “Teremos um novo ambiente para o aprendizado de alta qualidade, uma das nossas premissas, associado a serviços odontológicos acessíveis para a população”, comemora a professora.

O quê: Clínica-escola de Odontologia do UniCuritiba

Onde: Campus Milton Vianna Filho, na rua Chile, 1.678, no bairro Rebouças

Para quem: atendimento aberto à comunidade

Quando: de segunda-feira a sexta-feira, pela manhã (8h50 às 12h) e à noite (19h às 21h30)

Como: agendamento pelo telefone 41 99134-5584, das 9h às 19h.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.