UniCuritiba recebe candidatos à Prefeitura da capital

UniCuritiba recebe candidatos à Prefeitura da capital

18 / Setembro / 2024

Sabatina organizada pelo Diretório Acadêmico Clotário Portugal teve como objetivo apresentar à comunidade academia as propostas dos postulantes à administração municipal

Os candidatos à Prefeitura de Curitiba foram recebidos nesta semana no UniCuritiba – instituição da Ânima Educação, o maior e mais completo ecossistema de ensino de qualidade do país. Realizada tradicionalmente em anos eleitorais, a sabatina foi realizada na segunda-feira, dia 2/9, e na quarta-feira, 4/9, das 19h às 21h.

Exclusivo para os estudantes do UniCuritiba, o evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico Clotário Portugal (DACP) – órgão de representação dos acadêmicos do curso de Direito.

Na segunda-feira, dia 02/09, estiveram presentes os candidatos Samuel Mattos, Roberto Requião, Andréa Caldas, Maria Victoria e Felipe Bombardelli. Na quarta-feira, dia 04/09, foi a vez de Cristina Graeml, Luizão Goulart e Eduardo Pimentel.

Ney Leprevost, em viagem, não pôde comparecer e Luciano Ducci mandou como representante o candidato à vice, Goura. Cada um deles teve 20 minutos para responder perguntas.

O objetivo da sabatina, explica a vice-presidente do DACP, Letícia Coradim, foi esclarecer a comunidade acadêmica sobre as propostas para o futuro da cidade. “Como não se tratava de um debate, os candidatos tinham de falar somente a respeito dos temas sorteados, respeitando rigorosamente as regras estabelecidas e informa das às assessorias de cada um deles.

Durante a sabatina não foi permitida a citação de outros candidatos e/ou partidos políticos, tampouco ataques pessoais, ofensas, provocações ou interrupções aos candidatos que estivessem com a palavra. Também foi proibido rebater pontos diretamente apresentados por outros candidatos, ou seja, cada candidato teve de se ater exclusivamente às perguntas feitas pelos mediadores.

Professor de Direito Eleitoral e Constitucional do UniCuritiba, Luiz Gustavo de Andrade diz que os eleitores devem se atentar a requisitos básicos na hora de decidir seu voto, como honestidade, senso de justiça e visão de futuro. “A sabatina foi de extrema importância, pois possibilitou aos candidatos a exposição de suas ideias, planos de governo e perspectivas sobre os temas abordados, além de aproximar os candidatos e a comunidade acadêmica, compreendendo as demandas dos estudantes universitários”.

Jogo das Eleições

A tradicional sabatina realizada em todo ano eleitoral não é a única iniciativa do UniCuritiba para incentivar o debate sobre as eleições e ressaltar a importância do voto consciente. Outro projeto que envolveu professores e estudantes do curso de Direito foi o Jogo das Eleições, desenvolvido em parceria com o Instituto Mais Cidadania.

De forma lúdica e divertida, o jogo de tabuleiro fomenta o interesse dos adolescentes pelas questões políticas. O material é utilizado pelo TRE-PR durante as visitas feitas à Escola Judiciária Eleitoral por instituições de ensino públicas e privadas. Em 2023, cerca de 2,3 mil estudantes tiveram acesso à atividade.

O jogo simula uma campanha eleitoral e coloca o jogador na posição de candidato, estimulando discussões sobre a construção de soluções democráticas para a melhoria da sociedade brasileira. A dinâmica desperta o interesse por questões políticas e enfatiza princípios como liberdade, democracia e soberania das leis.

Reconhecido por sua importância, o Jogo das Eleições venceu uma das edições do Prêmio Sesi ODS, sendo considerado uma das melhores práticas para a promoção do desenvolvimento social. O projeto também já foi apresentado à Escola Judiciária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).